Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal autorizado a pescar mais em 2015

16 dez, 2014

Quota sobe 18%. Ministra Assunção Cristas fala em negociação histórica para Portugal.

Portugal autorizado a pescar mais em 2015

A quota de pesca de Portugal para o próximo ano aumenta 18%. O desfecho saiu do conselho europeu de agricultura e pescas onde foram discutidos os limites de captura para o próximo ano.

A notícia foi avançada à Renascença pela ministra da Agricultura e Pescas. A partir de Bruxelas, Assunção Cristas disse que esta foi uma negociação histórica para a pesca nacional.

“Este é o melhor resultado de sempre desde que foi instituído o sistema de quotas. Não poderia estar mais contente, por Portugal, pelos nossos pescadores e pelo reconhecimento do trabalho de casa que fizemos, com muito trabalho técnico, político e concertação com o próprio sector”, assinala a governante.

“Este é o meu quarto ano de negociações. Nós aumentámos sempre as quotas desde o primeiro ano e, no total destes quatro anos, aumentámos 46% as quotas de pesca, são mais 32 mil toneladas”, salienta Assunção Cristas.

Segundo a ministra das Pescas, é no carapau que se regista a maior subida na quota de pesca. Portugal vai poder capturar mais 67% desta espécie no próximo ano.

“No ano passado, Portugal importou cerca de 16 milhões de euros de carapau. Para 2015, nós temos condições de pescar esse carapau e deixar de importar esse valor”, sublinha.

Os pescadores portugueses vão também poder capturar mais 14% de tamboril, 10% de biqueirão ou 15% de  lagostim.