Tempo
|

Cavaco e empresários portugueses partem à conquista dos Emirados

25 nov, 2014 • Paula Caeiro Varela

Visita de dois dias terá uma forte vertente económica e empresarial.

Cavaco e empresários portugueses partem à conquista dos Emirados
O Presidente da República, Cavaco Silva, visita, esta quarta e quinta-feira, os Emirados Árabes Unidos com o país ainda a digerir a notícia da prisão preventiva do ex-primeiro-ministro, José Sócrates.

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, também faz parte da comitiva, composta sobretudo por empresários. Dar novo fôlego às relações económicas entre os dois países, num mercado onde é difícil entrar, é um dos principais objectivos da visita.

"Para além da vertente política da visita, o programa terá uma forte vertente económica e empresarial", refere uma nota publicada no "site" da Presidência.

Os números revelam que, apesar de um aumento de 25% das exportações portuguesas para os Emirados no primeiro semestre deste ano, as relações económicas ainda estão muito aquém do possível e desejado.

Com o Presidente da República seguem os responsáveis por algumas das maiores empresas do país nas áreas da energia, farmacêutica e construção, como Manuel Ferreira de Oliveira (Galp Energia), António Portela (Bial) e João Castro (Visabeira).

A visita tem apenas dois dias, que serão preenchidos por contactos intensos com as mais altas autoridades políticas e financeiras dos Emirados.

Abu Dhabi é a primeira paragem, onde o Presidente tem marcado um encontro com o príncipe herdeiro. Na quinta-feira, Cavaco Silva estará no Dubai, onde se juntará à comitiva o ministro da Defesa, Aguiar-Branco, para a assinatura de um protocolo nessa área. Outros protocolos serão assinados nesta visita, da cultura à educação.