Emissão Renascença | Ouvir Online

A receita de Moedas: "Europa só pode crescer através da inovação e da ciência"

20 nov, 2014

Comissário europeu está em Lisboa pela primeira vez desde que assumiu o cargo.

A receita de Moedas: "Europa só pode crescer através da inovação e da ciência"

A União Europeia tem que investir na inovação e ciência, só assim pode continuar a crescer, diz o comissário Carlos Moedas, responsável pela pasta da Investigação, Ciência e Inovação, no lançamento da campanha “União Europeia: trabalhamos para si” que decorreu em Lisboa.

“Uma campanha lançada em seis países – Portugal é um deles – e por total coincidência o tema para Portugal é a inovação, o que eu acho que é o tema do futuro e por isso estou muito contente de estar aqui hoje para passar a mensagem que, se a Europa quer crescer, só o pode fazer através da inovação e da ciência”, disse.

Carlos Moedas acrescenta que “as pessoas esquecem-se que quando olhamos para os números entre 1995 e 2007 mais de 60% do crescimento da Europa foi derivado da inovação e o que estamos aqui a fazer hoje é a dar importância à inovação”.

Para Portugal o tema escolhido pela Comissão Europeia ainda antes de Moedas ter sido nomeado para a pasta foi a Inovação e Empreendedorismo. No evento foi apresentado o exemplo do UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto – que com um financiamento superior a 15 milhões de euros de fundos comunitários, apoia mais de 180 projectos e gerou cerca de 1500 postos de trabalho muito qualificados na região do Porto.

A partir de dia 28, a campanha “União Europeia: trabalhamos para si” vai ser divulgada na televisão e imprensa.