Tempo
|

Afinal, não é mais fácil fazer negócios em Portugal

29 out, 2014

Banco Mundial lançou a confusão sobre as conclusões do 'ranking' 'Doing Business 2015'.

Portugal caiu duas posições no 'ranking' 'Doing Business 2015', de 23.º para 25.º, e não melhorou seis posições, de 31.º para 25.º, ao contrário do que o relatório divulgado esta quarta-feira pelo Banco Mundial parecia demonstrar. 
 
No ano passado, aquando da divulgação do 'Doing Business 2014', Portugal aparecia na 31.º posição. Já hoje, aquando da divulgação do 'ranking' referente a 2015, Portugal aparecia na 25.º posição, ou seja, uma melhoria de seis lugares. 
 
No entanto, na sua página de internet, o 'Doing Business' explica que os critérios foram alterados e que com base nessa alteração a posição de Portugal em 2014 era a 23.º e não a 31.º como constava no relatório divulgado no ano passado.  
 
Ou seja, Portugal em vez de melhorar, piorou duas posições: de 23.º para 25.º no 'ranking' feito para o Banco Mundial que mede a facilidade de fazer negócios. 
 
Esta alteração já tinha sido assinalada pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal quando, em nota enviada às redacções, comentava os resultados do 'Doing Business 2015'. 
 
No entanto, e segundo o comunicado desta mesma entidade, era feito notar que a edição do 'Doing Business 2015' era "adoptada uma nova metodologia" e que "em base comparável, em 2014 [Portugal] teria ocupado a 23º posição".
 
A agência Lusa tentou obter um esclarecimento junto de várias fontes oficiais do Banco Mundial, para esclarecer a que se deve esta revisão e desde quando está em vigor, mas até ao momento não obteve resposta. 
 
Também esta quarta-feira, no México onde se encontra em visita oficial, o ministro da Economia, António Pires de Lima, comentou os resultados do 'Doing Business 2015'. 
 
"Foi muito importante conhecer que Portugal progrediu do 31.º para o 25.º lugar no 'ranking' 'Doing Business'", salientou o ministro, adiantando que "é bom valorizar este 'ranking', que coloca Portugal na 25º posição, à frente de nações como a Holanda, França, Espanha, Itália, Polónia e Japão, e seguramente com as quais faz bem Portugal comparar-se e perceber que está num 'ranking' superior", declarou. 
 
Perante as alterações metodológicas que levaram a que Portugal caísse duas posições e não subisse seis posições no 'ranking' 'Doing Business 2015', a Lusa também pediu um comentário ao Ministério da Economia, aguardando pelo mesmo. 
 
O estudo 'Doing Business 2015', que vai na sua 12.ª edição, avalia as normas e regulações em capa país no que respeita às empresas locais em 2013 e 2014, de forma a comparar a facilidade de fazer negócios em 189 países.