Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugueses já compraram mais carros em 2014 do que em todo o ano passado

02 out, 2014 • João Carlos Malta

No comparativo entre Janeiro e Setembro deste ano e o mesmo período do ano passado, venderam-se mais 28 mil carros em Portugal.

Portugueses já compraram mais carros em 2014 do que em todo o ano passado

Faltam três meses para acabar o ano, mas já foram vendidos mais carros em 2014 do que em todo o ano passado.

Segundo os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), até ao fim de Setembro, os portugueses compraram 107.391 automóveis ligeiros que comparam com os 105.921 nos 12 meses do ano passado. Ou seja, até Setembro já se venderam mais 1.470 carros do que em todo o ano de 2013.

Nos nove meses deste ano, só em dois (Junho e Agosto) o aumento da venda de carros, na comparação homóloga com o mesmo mês do ano anterior, ficou abaixo dos 30%. E o último mês foi o melhor Setembro desde 2010.

Mais 28 mil carros do que no ano passado
Até Setembro, as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 107.391 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 35,3% relativamente a igual período de 2013. Venderam-se mais 28 mil carros do que nos primeiros nove meses do ano passado.

No entanto, os vendedores de carros olham para os números de outra perspectiva.

“Mesmo com a variação positiva registada em Setembro, o mercado continua a manter-se abaixo dos níveis registados em anos anteriores a 2011. Constata-se que o volume de vendas observado no mês de Setembro situa-se claramente abaixo da média dos últimos quinze anos (17.026 veículos)”, lê-se no comunicado da ACAP.

Em termos acumulados, se juntarmos comerciais e ligeiros, nos primeiros nove meses do ano foram vendidos em Portugal 127.020 veículos, o que representou uma variação homóloga positiva de 38,4%. Também juntando estes dois segmentos de veículos ligeiros, até Setembro, os valores alcançados já superam os do ano passado.

As primeiras 20 marcas estão a subir
Ao olhar para o “ranking” de marcas que mais vendem em Portugal, verifica-se que a Renault mantém a liderança, seguida da Volkswagen e o pódio fecha com a Peugeot.

Verifica-se ainda que as 20 marcas que mais vendem no país sobem em relação a igual período do ano passado. É preciso chegar à 21ª posição – ocupada pela Smart, marca do grupo Mercedes – para registar uma quebra no período em análise.

Se a subida das 40 marcas que actuam no país é generalizada, três marcas crescem mais de 100%. É o caso da Dacia, do grupo Renault, com um aumento de vendas de 119%. A Lexus, que pertence ao universo Toyota, cresce 111%. Por fim, o maior crescimento percentual é da Jeep, mas que numericamente vale apenas mais oito unidades vendidas no comparativo dos nove primeiros meses do ano e o mesmo período de 2013.