Emissão Renascença | Ouvir Online

Passos espera decisão sobre aumento do salário mínimo a "muito breve prazo"

21 set, 2014

Primeiro-ministro quer relacionar a subida do salário mínimo ao crescimento da produtividade no país.  

O primeiro-ministro espera tomar a "muito breve prazo" uma decisão sobre o aumento do salário mínimo nacional, mas defende a necessidade de um "consenso" quanto à sua actualização, que deve estar ligada ao crescimento da produtividade. 
 
"Creio que os parceiros sociais, de um modo geral, têm dado um contexto construtivo para esse diálogo e nós esperamos a muito breve prazo poder tomar uma decisão nessa matéria", afirmou Pedro Passos Coelho, este domingo, em Ansião, distrito de Leiria, à entrada para o conselho nacional do PSD.
 
O chefe do Governo sublinhou que "teremos de encontrar aqui um consenso quanto ao que devem ser actualizações futuras do valor do salário mínimo nacional que tem que estar relacionado com o crescimento da produtividade no país".  

Para Pedro Passos Coelho, as actualizações do salário mínimo não devem estar relacionadas "com outros aspectos que, por mais justos" que possam parecer à primeira vista, "sejam totalmente irrealistas e ponham em causa o crescimento do emprego e a sustentabilidade das empresas, sem o que não haverá salários nenhuns que possam ser assegurados na economia".

O salário mínimo nacional é, actualmente, de 485 euros brutos e está congelado desde 2011.

O conselho nacional do PSD, órgão máximo entre congressos, discute este domingo o relatório "Territórios de baixa densidade/territórios de elevada potencialidade" e analisa a situação política.