Emissão Renascença | Ouvir Online

iPhone 6 e iPhone 6 Plus são maiores e mais finos

09 set, 2014 • Inês Alberti

Explosões de selfies, pagamentos automáticos e a aposta nos jogos são as grandes novidades dos novos smartphones da Apple.

iPhone 6 e iPhone 6 Plus são maiores e mais finos
Não é um, são dois: os novos iPhone da Apple são, "sem dúvida, os melhores iPhone de sempre". Os novos "meninos" da Apple, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, são curvos, mais finos e maiores. Serão lançados no dia 19 de Setembro em oito países.

As novidades foram reveladas esta terça-feira em Cupertino, Califórnia, a sede da empresa.

Os preços do iPhone 6, de 16 gigabytes, começam nos 199 dólares (com dois anos de contrato). Para os 64 gigabytes, calculam-se 299 dólares e 399 para os aparelhos com 128 gigabytes. O iPhone 6 Plus entra nas lojas a 299 dólares com 16 GB. Dourado, prateado e "cinzento espacial" são as cores disponíveis.

Os ecrãs de “retina HD” são “novos em todas as maneiras”. O iPhone 6 e o Iphone 6 Plus têm 11,9 e 13,97 centímetros respectivamente. Quanto à largura medem 6,9 e 7,1 milímetros.

Uma funcionalidade nova é a possibilidade de ver os calendários, e-mails e outras aplicações horizontalmente com teclado. A função “Acessibilidade”- com dois cliques no botão central - permite ver todo o menu, para que o utilizador aceda mais rapidamente ao que procura.

"Explosão de 'selfies'"
Saliência da lente, oito megapixeis e a característica "foco pixel" que ajuda à focagem melhoram as qualidades fotográficas do iPhone. E se for difícil pegar no iPhone só com uma mão e tirar a fotografia ao mesmo tempo, a nova "estabilização óptica da imagem" pode ajudar.

Para a câmara frontal também há melhorias, "perfeitas para tirar aquelas 'selfies' fantásticas", diz Phil Schiller. A opção "explosão de selfies" tira uma série de fotografias seguidas.

A Apple Pay é uma das novidades mais esperadas pelos adeptos da marca. Este processo de pagameto consiste passar o ecrã do telemóvel pelo terminal de compras e "está feito", através de uma fotografia do cartão de crédito. Os novos aparelhos têm vários sistemas de segurança que protegem as informações do utilizador e o acesso de terceiros ao conteúdo do iPhone. Assim se o telefone for roubado, não é necessário anular os cartões.

Aposta nos jogos e no desporto
Na apresentação em Cupertino, a Apple sublinhou a capacidade dos dois novos iPhones para jogar jogos: o novo processador, o A8, oferece mais 25% de performance e gráficos 50% mais rápidos. O novo chip é 50% mais eficiente, o que diminui o aquecimento do aparelho.

Também a ligação "wireless" vai ficar 30% mais rápida. A partir de agora será possível fazer chamadas e navegar na internet ao mesmo tempo, uma novidade na Apple já disponível há bastante tempo noutras marcas.

Quanto à duração da bateria, a Apple promete 80 horas de autonomia (a ouvir música) no iPhone Plus.

Os novos "smartphones" têm uma funcionalidade que permite "contar os passos dos utilizadores", através de um sensor da pressão do ar. A Nike vai tirar partido desta opção, anunciou a empresa.

30 anos depois, uma Apple melhor de sempre
O director executivo da Apple Tim Cook começou o seu discurso lembrando os acontecimentos de há 30 anos quando o "Steve [Jobs, falecido em 2011] apresentou o Macintosh ao mundo".

Cook utilizou o iPhone 6 enquanto ainda decorria o evento


Editores de moda, bloggers e centenas de jornalistas foram convidados para assistir ao lançamento dos novos produtos Apple.

Nas ruas de Nova Iorque vários fãs da "maçã" dormem à porta das lojas da Apple, na esperança de serem os primeiros a conseguir comprar os novos aparelhos.