Emissão Renascença | Ouvir Online

FMI. Espanha é o único país a progredir

08 set, 2014

Christine Lagarde apela aos outros Estados que "passem das palavras aos actos".

FMI. Espanha é o único país a progredir
A Espanha é o único país da Zona Euro a progredir devido às reformas estruturais que começam a dar resultados, disse a directora do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"O único país que progride, apesar de não ser suficiente" para absorver a bolsa de desempregados "é a Espanha", afirmou Christine Lagarde numa entrevista divulgada esta segunda-feira pela emissora francesa Radio Classique.

Questionada se considera que a França está a atrasar-se na aplicação de reformas, a directora do FMI insistiu que "há que as por em prática e não apenas ficar contente em falar delas", numa mensagem que serve para "o conjunto da Zona Euro e não apenas para a França".

No campo da recuperação económica na Europa, considerou que a Alemanha pode fazer mais, com aumentos salariais e maiores investimentos em infra-estruturas que estimulem a procura e favoreçam a recuperação. "A Alemanha é um dos raros países da zona euro que tem margem orçamental", comentou Christine Lagarde assinalando também que o Governo de Angela Merkel já prevê um aumento de vencimentos e mais investimentos públicos em vias de transporte, muito embora, para o FMI, Berlim "possa fazer mais no seu próprio interesse".

Questionada se a Zona Euro está a efectuar demasiados cortes orçamentais, Lagarde lembrou que, no conjunto, estes países representam 0,3 pontos do Produto Interno Bruto, razão porque defende que "não se pode falar de uma política de excessiva austeridade".