Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugueses compraram mais 196 carros de luxo até Agosto

02 set, 2014 • João Carlos Malta

Entre Janeiro e Agosto deste ano, as marcas de luxo vendidas em Portugal registaram uma subida de vendas de 52% em relação ao mesmo período do ano passado.

Portugueses compraram mais 196 carros de luxo até Agosto
A venda de automóveis luxuosos em Portugal acelerou nos oito primeiros meses do ano. O crescimento deste segmento é ainda maior do que no total do mercado, que se cifrou em 35,7%, segundo os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

No total, venderam-se 571 automóveis de luxo (um aumento de 52%), em comparação com as 375 unidades compradas em Portugal entre Janeiro e Agosto do ano passado.  

Para a elaboração desta comparação, a Renascença teve por base oito marcas de luxo vendidas em Portugal: a Porsche, a Lexus, a Jaguar, a Ferrari, a Aston Martin, a Maserati, a Lamborghini e a Bentley.

A análise tem por base a comparação homóloga dos primeiros oito meses de 2014 e 2013.

Os dados indicam que este segmento está a acelerar ainda mais do que o restante mercado, revelando que os portugueses, depois de uma fase de maior retracção de vendas durante o período de permanência da troika em Portugal, voltaram a procurar em força estes carros nos "stands".

Ainda longe do período pré-troika
No entanto, se analisarmos a comparação com o mesmo período do ano anterior à entrada do FMI, da Comissão Europeia e do BCE em Portugal, verificamos que entre Janeiro e Agosto de 2010 se venderam 765 carros de luxo. Ou seja, entre esse período e os primeiros oito meses deste ano houve um decréscimo de 25%.

Conclui-se que, apesar do forte incremento das vendas, o país ainda não retomou os valores do período pré-troika.

A soma da venda destes veículos representa somente 0,6% do total do mercado de vendas de automóveis. Até Agosto, foram comprados 97.699 unidades distribuídas pelas 40 marcas que se vendem em território nacional.

Porsche lidera
Por marca, verificamos que é a Porsche que mais cresceu em termos absolutos no período em análise. Os portugueses compraram mais 108 carros da marca alemã, num crescimento de quase 70% na comparação entre os primeiros oito meses de 2014 e 2013.

Dos "stands" saíram também mais 96 unidades da Lexus, num crescimento de 109%. Referência ainda para a Ferrari que viu as vendas subirem em 140%, para um total de 12 carros.

Do grupo de marcas referidas, apenas a Bentley perdeu mercado. A insígnia britânica vendeu um carro até agora em 2014, contra três em igual período do ano passado. 

A Aston Martin (seis unidades) e a Lamborghini (um automóvel) mantiveram as vendas no período em análise.