Tempo
|

Reforma do IRS. Senhorios podem passar a “empresários do arrendamento”

01 set, 2014 • Teresa Almeida

Proposta permite aos proprietários constituir empresas a título individual e escolher a categoria onde querem englobar os seus rendimentos.

Reforma do IRS. Senhorios podem passar a “empresários do arrendamento”

No âmbito da reforma do IRS há uma proposta prevê que os senhorios possam constituir empresas em nome individual e pagar IRS de acordo com as regras da categoria B. Já os proprietários com mais imóveis podem vir a ter um ambiente fiscal mais favorável.

Será uma forma de “empresarializar” a actividade pagando IRS e não IRC.

Esta proposta, da comissão para a reforma do IRS, permite aos senhorios, passarem a pagar este imposto de acordo com as regras da categoria B – regras aplicadas aos empresários em nome individual.

Na prática, a proposta da comissão para a reforma do IRS, se vier a ser aceite pelo Governo, poderá criar um ambiente fiscal mais favorável aos senhorios que têm no arrendamento a sua actividade principal. Assim sendo, os senhorios poderiam passar a escolher uma de duas categorias: a F ou a B, sendo que esta última só deve ser uma boa alternativa para quem tem mais do que uma casa arrendada e despesas elevadas.

Actualmente, as rendas, não podem ser tributadas como rendimentos empresariais no IRS: são rendimentos prediais.

É tudo uma questão de fazer contas e de avaliar em qual das categorias gostaria de ver englobados os seus rendimentos.

No anteprojecto está em discussão pública até 20 de Setembro.