Emissão Renascença | Ouvir Online

Negociação de acções do BES suspensa, à espera de "informação relevante"

01 ago, 2014

A cotação do BES chegou a baixar quase 50% para o novo mínimo histórico de 0,105 euros.

Negociação de acções do BES suspensa, à espera de "informação relevante"
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação das acções do Banco Espírito Santo (BES). A suspensão vigora até "à divulgação de informação relevante sobre o emitente", informa a CMVM num curto comunicado.

Antes de a CMVM ordenar a suspensão da negociação dos títulos do BES, o banco recuava 40,3% para 0,12. Porém, pouco antes, a cotação do BES chegou a baixar quase 50% para o novo mínimo histórico de 0,105 euros.

A "informação relevante" de que a CMVM fala pode ser "a apresentação de um plano de recapitalização do banco, que poderá passar um aumento de capital com intervenção do Estado ou apenas dos accionistas do banco", explica à Renascença Gualter Pacheco, analista de mercados do banco Carregosa.

O principal índice da bolsa portuguesa encerrou a sessão a desvalorizar 3,04% para 5.797,67 pontos, com 18 das 19 cotadas em terreno negativo.

Das 19 cotadas que actualmente integram o índice PSI20 (após a exclusão do Espírito Santo Financial Group), 18 fecharam no vermelho e apenas a Jerónimo Martins ganhou valor (2,13% para 9,978 euros).

Para Gualter Pacheco, a queda das acções do BES "acaba por contagiar praticamente todas as acções e títulos que compõem o índice".

No resto da Europa, o dia também foi negativo, com as quedas a variarem entre os 0,76% de Londres e os 2,10% de Frankfurt.

[Actualizada às 17h30]