Emissão Renascença | Ouvir Online

BES avança já para aumento de capital

30 jul, 2014

Abandonar presenças internacionais não estratégicas e alienar activos são outras estratégias para fazer face ao prejuízo de 3,6 mil milhões de euros.

BES avança já para aumento de capital

O Banco Espírito Santo (BES) vai avançar "de imediato" para um aumento de capital, indica um comunicado do presidente executivo, Vítor Bento.

O texto (em PDF) foi emitido depois da divulgação do valor do prejuízo do banco (3.577,3 milhões de euros).

No comunicado, Vítor Bento assegura que “estes resultados foram significativamente impactados por eventos extraordinários não recorrentes. Dependendo apenas da sua actividade corrente, o banco teria registado um resultado liquido negativo de 255,4 milhões de euros”.

“A extensa dimensão destes números não pode ser ignorada e requer acções decisivas para construir um futuro de longo prazo”, escreve o sucessor de Ricardo Salgado.

O rácio de capital do banco situa-se agora em 5%, inferior ao mínimo regulamentar fixado pelo Banco de Portugal (7%), “decorrendo daí a necessidade de se aumentar o capital do banco”.

Bento acredita no sucesso da iniciativa. Argumenta que o BES “tem assistido a manifestações de interesse de actuais e potenciais accionistas em participar no Plano de Capitalização, alguns expressando mesmo interesse em tomar participações significativas”.

Abandonar presenças internacionais não estratégicas
A equipa de gestão do BES já iniciou a “preparação de um Plano Estratégico de Restruturação do Banco visando a sua adequação à nova realidade do negócio bancário, nomeadamente em Portugal”.

O plano prevê “uma avaliação exaustiva dos activos que seja possível alienar, nomeadamente, mas não só, dos associados a algumas presenças internacionais que não sejam estratégicas”.

“Na medida em que a descrição de alguns dos contributos para esses resultados parece indiciar a existência de eventuais violações de normas legais, tais indícios irão ser devidamente investigados e, se for o caso, comunicados às autoridades competentes para os fins legalmente previstos”, diz ainda o texto.