Tempo
|

Banco de Portugal tranquiliza sobre possível falta de capital do BES

28 jul, 2014

Regulador garante que há alternativas para colmatar eventuais prejuízos muito superiores ao previsto.

Banco de Portugal tranquiliza sobre possível falta de capital do BES
O Banco de Portugal garantiu, esta segunda-feira, que há soluções para fazer face a eventuais prejuízos avultados no Banco Espírito Santo (BES) e reafirma a solvência e segurança dos fundos confiandos à instituição.

Em resposta à notícia avançada esta segunda-feira pelo Expresso Diário, que dá conta da possibilidade de os prejuízos do BES ascenderem a três mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, mais do que a almofada financeira de 2,1 mil milhões, o Banco de Portugal vem garantir que há várias soluções em cima da mesa para fazer face a esta eventualidade.

Em comunicado, o Banco de Portugal aponta o "interesse demonstrado por diversas entidades em assumirem uma posição de referência no BES", o que permite indicar como razoável um reforço de capital via privados.

O regulador adianta que outra solução, "no limite", seria o recurso à linha de recapitalização pública criada no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira, que foi também usada pelo BCP, BPI e Banif.

Para quarta-feira está agendada uma assembleia-geral do BES, que vai revelar os resultados do primeiro semestre do ano. De acordo com o Expresso Diário, o prejuízo pode chegar aos três mil milhões de euros, 15 vezes maior do que o esperado pelos analistas.

"Tudo porque os reguladores e os auditores acabam de descobrir mais esqueletos nos armários: há mais dívida de clientes do BES ao GES do que se supunha, através de esquemas de engenharia financeira que se desconheciam. Caso pode ter mais consequências criminais", escreve o Expresso Diário.