Tempo
|

BCP sem exposição a três "holdings" do Grupo Espírito Santo

28 jul, 2014

Banco Comercial Português reduziu prejuízos no primeiro semestre do ano.

BCP sem exposição a três "holdings" do Grupo Espírito Santo

O Banco Comercial Português (BCP) não concedeu financiamento à Espírito Santo International, à Rio Forte e à Espírito Santo Financial Group (ESFG), as três "holdings" do Grupo Espírito Santo (GES) que pediram gestão controlada.

"O BCP não tem qualquer operação de crédito sobre as três entidades do GES que pediram gestão controlada", afirmou o presidente do BCP, Nuno Amado, esta segunda-feira, durante a conferência de imprensa de divulgação de resultados semestrais do banco.

"O que temos é crédito a empresas operacionais que estão devidamente cobertas e colateralizadas. Provisionámos a 100% o financiamento das empresas em causa, que achámos que poderiam não ter condições para pagar o crédito que lhes demos", acrescentou Nuno Amado.
 
O BCP anunciou um prejuízo de 62 milhões de euros entre Janeiro e Junho, uma descida em comparação com o resultado negativo de 488 milhões verificado em igual período de 2013.

"O resultado trimestral [entre Abril e Junho], um prejuízo de 22 milhões de euros, é claramente o melhor trimestre dos últimos dois anos", salientou Nuno Amado.

"É uma evolução muito positiva, olhando para cada trimestre, no caminho que traçámos para desempenharmos o nosso papel na economia", realçou.