Emissão Renascença | Ouvir Online

IRS não resolve problemas no sector do arrendamento

18 jul, 2014

Presidente da Associação Lisbonense de Proprietários diz que o preço do IMI é o grande problema.

O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários diz que, só por si, o IRS não resolve problemas no arrendamento, uma vez que o grande problema do sector é o elevado preço do IMI.

Menezes Leitão, o presidente da associação lisbonense de proprietários, admite que permitir a dedução de todas as despesas tidas com o imóvel é positivo.

“Um dos grandes problemas que se tem posto ao arrendamento é a grande dificuldade que existe relativamente às deduções, que desincentivam muitos investidores porque se tiverem prejuízos com algum problema no prédio estes não podem ser deduzidos,” disse à Renascença.

Ainda assim, uma alteração no IRS não é, na opinião de Menezes Leitão, uma solução para os problemas no sector arrendamento.

O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários gostaria que o Governo fosse mais longe e diminuísse a carga fiscal através do IMI.

Para simplificar o IRS, a comissão para a reforma do IRS quer que o arrendamento seja considerado uma actividade económica, com a possibilidade de os senhorios deduzirem a maioria dos gastos suportados com o imóvel.

Já existem despesas que podem ser declaradas, mas a comissão quer alargar essas rubricas, a gastos como limpeza e obras para alterar a tipologia, por exemplo.