Tempo
|

Caso BES. Agendadas audições de Maria Luís e Carlos Costa

11 jul, 2014

Situação no Grupo Espírito Santo leva ministra das Finanças e governador do Banco de Portugal ao Parlamento na próxima semana.

As audições da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e do governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, no Parlamento, devido à situação no Grupo Espírito Santo (GES), estão agendadas para quinta-feira e sexta-feira, respectivamente.

Maria Luís Albuquerque vai ser ouvida sobre as nomeações para a administração do Banco Espírito Santo (BES) na comissão do Orçamento e Finanças na quinta-feira, pelas 15h30, enquanto Carlos Costa será ouvido no dia seguinte, pelas 10h00, acerca dos problemas vividos no BES.

O requerimento para a audição da ministra partiu da iniciativa do Bloco de Esquerda, que também solicitou a presença do presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, na mesma comissão parlamentar, para escutar a sua posição acerca da situação no GES.

Na página oficial da Assembleia da República ainda não consta o agendamento desta última audição, que deverá ocorrer em breve, já que todos os partidos aprovaram a chamada dos três responsáveis ao Parlamento.

Já o requerimento para a audição do governador do BdP foi apresentado pelo PCP.

Nas últimas semanas, foram tornados públicos vários problemas no Grupo Espírito Santo (GES), a que se juntam alterações na gestão do BES, com a saída do líder histórico do banco, Ricardo Salgado.