Tempo
|

Depositantes do BES "podem estar tranquilos", garante Banco de Portugal

11 jul, 2014

A Bolsa de Lisboa abriu esta sexta-feira no verde, contrariando a forte queda sentida na véspera.

Depositantes do BES "podem estar tranquilos", garante Banco de Portugal

O Banco de Portugal emitiu novo comunicado sobre a situação do Banco Espírito Santo (BES) para reafirmar a solidez da instituição financeira e assegurar a tranquilidades dos depositantes.

“Não existem motivos que comprometam a segurança dos fundos confiados ao BES, pelo que os seus depositantes podem estar tranquilos”, lê-se no comunicado.

“O Banco de Portugal esclarece que, tendo em conta a informação reportada pelo BES e pelo seu auditor externo (KPMG), o BES detém um montante de capital suficiente para acomodar eventuais impactos negativos decorrentes da exposição assumida perante o ramo não financeiro do Grupo Espírito Santo (GES) sem pôr em causa o cumprimento dos rácios mínimos em vigor”, acrescenta o documento.

O banco central justifica a emissão deste comunicado com “o comportamento especialmente adverso no mercado de capitais nacional decorrente da incerteza latente sobre a situação financeira do BES“.

A Bolsa de Lisboa abriu no verde e os juros da dívida soberana recuaram para os 3,9% (a 10 anos), depois de, na quinta-feira, a praça lisboeta ter registado uma forte queda, contagiando as restantes bolsas europeias e até Wall Street.

Os juros da dívida soberana também sofreram consequências, na quinta-feira,  com a taxa a 10 anos a subir acima dos 4%.