Emissão Renascença | Ouvir Online

Ricardo Salgado não deixa o BES

09 jul, 2014

Está marcada para o final do mês a assembleia-geral que vai confirmar a nova administração do Banco Espírito Santo.

Ricardo Salgado já não vai presidir ao conselho estratégico do Banco Espírito Santo (BES). O ainda presidente executivo será apenas membro desse órgão, que será criado na próxima assembleia-geral.

A informação é avançada na convocatória da assembleia-geral do banco, marcada para o dia 31 deste mês, divulgada no "site" da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com o documento, o deputado Paulo Mota Pinto vai presidir ao conselho estratégico e ao conselho de administração do banco.

Na convocatória pede-se que a assembleia geral delibere a conclusão da actual administração que renunciou ao mandato e que sejam cooptados Vítor Bento e João Moreira Rato para o conselho de administração do Banco Espírito Santo.

O presidente do BES, Ricardo Salgado, apresentou a renúncia ao cargo de presidente do conselho de administração do BES Investimento.

O Parlamento aprovou esta quarta-feira audições da ministra das Finanças, do governador do Banco de Portugal e do presidente da CMVM, para darem explicações aos deputados sobre os casos que envolvem o Grupo Espírito Santo e sobre a nova administração do banco. As audições deverão ocorrer na próxima semana.

No espaço de um mês a bolsa portuguesa perdeu 15%, arrastada principalmente pelos títulos do BES e da PT. Os papéis do Banco Espírito Santo já perderam 46%. Esta quarta-feira, o BES caiu mais de 4,5%.

[notícia actualizada às 22h55]