Emissão Renascença | Ouvir Online

Cafés e restaurantes fazem brinde de protesto por IVA a 13%

16 mai, 2014

Iniciativa marca também o fim do programa de ajustamento e assistência e financeira.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) desafia os proprietários de restaurantes e cafés, de todo o país, a fazerem um brinde de protesto pela reposição do IVA a 13% na restauração, esta sexta-feira, às 13h00.

A ideia pretende assinalar também o fim do programa de ajustamento.

O dirigente da associação, José Manuel Esteves, lembra que, com a saída da “troika”, o Governo fica sem desculpas não aplicar a redução fiscal ao sector.

“Pedimos que o bom senso impere rapidamente e que uma luz ilumine o nosso Governo e a Assembleia da República, mas sobretudo o Executivo, e que vejam que chegámos a um ponto de não retorno”, garante.

O Governo vai aumentar a taxa normal do IVA em 0,25 pontos percentuais em 2015, para os 23,25%, revertendo a receita adicional "integralmente para os sistemas de pensões", de acordo com o Documento de Estratégia Orçamental (DEO). 

O vice-presidente da AHRESP, Júlio Fernandes, já lamentou esta subida, considerando ser uma notícia "muito triste e muito preocupante" para o sector. "As empresas vão continuar a fechar, a despedir".