Tempo
|

S&P sobe perspectiva de Portugal de negativa para estável

09 mai, 2014

O desempenho económico e orçamental superou as expectativas da agência, devendo o PIB do crescer em média 1,4% durante 2014 e 2015.

A agência de notação financeira Standard & Poor’s manteve o “rating” de Portugal em BB (categoria chamada 'lixo'), mas melhorou o “outlook”, que passou de negativo para estável.

O desempenho económico e orçamental superou as expectativas da S&P, devendo o PIB do crescer em média 1,4% durante 2014 e 2015.

Após a crise política provocada pela demissão “irrevogável” de Paulo Portas, no Verão passado, a S&P baixou a perspectiva para “negativa”.

Na opinião de Álvaro Santos Almeida, antigo quadro do FMI, esta situação impede ainda uma avaliação mais positiva por porte das agências de notação financeira: “A crise política do Verão passado no seio do Governo, pôs em evidência a fragilidade da coligação e, portanto, pôs em evidência a fragilidade da capacidade deste Governo implementar medidas que possam ser pouco populares. Essa é a grande dúvida: agora que a troika saiu, será que o Governo vai continuar as reformas ou, pelo contrário, vai adoptar uma atitude mais eleitoralista. Isto pode pôr em causa a subida do rating para níveis superiores a lixo".

Das três grandes agências, a Fitch é a única que já tem perspectiva positiva para Portugal. A Moody’s também deve pronunciar-se esta sexta-feira.