Tempo
|

Número total de desempregados inscritos caiu 6,1% em Março

18 abr, 2014

Ainda assim, estavam registados quase 690 mil desempregados.

Número total de desempregados inscritos caiu 6,1% em Março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego diminuiu em Março. Os dados acabam de ser divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A diminuição dos inscritos nos centros de emprego é mais expressiva em termos homólogos, mas também se verifica face ao mês imediatamente anterior. Em Março estavam inscritas nos centros de emprego 689.825 pessoas, menos 11 mil do que em Fevereiro, ou seja, menos 1,6%. Comparando com Março de 2013, a diminuição é de 6,1%.

No entanto, aumentaram aqueles que não têm trabalho há mais de um ano: eram em Março mais 5,3% do que em 2013 e também cresceu o número de jovens com menos de 25 anos que procuram emprego: são mais 1,6%, comparando com o ano anterior.

No continente e regiões autónomas o Instituto do Emprego e Formação Profissional soma quase 937 mil pedidos de emprego. Em Março deram entrada 20 mil ofertas de trabalho, cerca de metade para sectores como as actividades administrativas e de apoio, o comércio ou a restauração.

O fim de trabalho não permanente é o principal motivo para a inscrição dos centros de emprego, logo seguido de despedimento, a que se seguem os ex-estudantes, ou seja, aqueles que terminaram ciclos de ensino e pretendem entrar no mercado de trabalho.