Emissão Renascença | Ouvir Online

Economia terá crescido 2,2% no primeiro trimestre

16 abr, 2014

O crescimento em cadeia é de 0,2 e de 2,2 face ao período homólogo, segundo uma estimativa da Universidade Católica.

A economia portuguesa deverá ter crescido 2,2% no primeiro trimestre deste ano, quando comparada com o ano passado. É a estimativa do Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP), da Universidade Católica, divulgado esta quarta-feira.

O relatório refere que o Produto Interno Bruto (PIB) terá registado o quarto trimestre consecutivo de crescimento em cadeia. Para os especialistas do NECEP, esta estimativa revela uma aceleração da taxa de crescimento da economia em termos homólogos, embora na evolução em cadeia, o crescimento seja mais ligeiro (0,2%, face aos últimos três meses do ano passado).

Aliás, o estudo da Católica aponta ainda para um crescimento do consumo privado de 1,9% face aos primeiros três meses do ano passado. E assinala que uma das "surpresas de 2013 foi a velocidade com que o mercado de trabalho se ajustou, em resposta à melhoria geral da actividade económica".

As estimativas do NECEP apontam para uma descida da taxa de desemprego para 15,1% face aos 15,3 dos últimos três meses de 2013.