O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|

Dívida do Estado baixou mais de 400 milhões em Outubro

19 dez, 2013

Segundo dados do Banco de Portugal, o endividamento do Estado baixou mais de 400 milhões de euros. Empresas públicas e famílias estão a travar as dívidas, enquanto as empresas públicas aumentaram endividamento.
A dívida pública baixou mais de 400 milhões de euros em Outubro, segundo do Banco de Portugal, divulgados esta quinta-feira.

De acordo com o boletim estatístico de Dezembro, a dívida portuguesa desceu 437 milhões de euros face ao mês anterior, situando-se agora nos 210.711 milhões de euros.

Os dados confirmam a tendência de descida registada desde o mês de Junho. Ainda assim, na variação homóloga o montante da dívida continua a ser bastante superior. Comparando com o mesmo período do ano passado, o endividamento público aumentou quase sete mil milhões de euros.

De acordo com dados do Banco de Portugal, as empresas privadas continuam a endividar-se. O nível de endividamento subiu mais de 1.500 milhões em Outubro, para os 306.403 milhões. Já as dívidas das empresas públicas estão a diminuir. Baixou em Outubro para 46.956 milhões de euros, face a Setembro (47.309 milhões de euros).

Segundo o banco central, são as famílias que estão a travar mais o endividamento. A dívida dos particulares era de 159.503 milhões de euros em Outubro, menos 616 milhões de euros do que em Setembro.