Emissão Renascença | Ouvir Online

Dívida pública aumenta e Passos culpa a receita fiscal

22 jul, 2013

Primeiro-ministro garante que o Estado tem feito a sua parte na tarefa de cortar despesas.

A dívida pública portuguesa aumentou para 127,2% do PIB no primeiro trimestre, contra 123,8% registados no trimestre anterior e 112,3% observados um ano antes. Confrontado com os números do Eurostat, o primeiro-ministro garante que o problema não está no lado da despesa do Estado, mas sim do lado da receita fiscal.

De acordo com o gabinete de estatística da União Europeia, a dívida pública portuguesa é a terceira mais elevada da União Europeia: só a Grécia e a Itália registaram um rácio de dívida mais elevado.

O primeiro-ministro garante que o Estado reduziu a despesa. O problema, diz Passos Coelho, está na receita fiscal, que ficou abaixo do previsto.

“Nós não tivemos um défice tão baixo quanto desejaríamos não porque o Estado não tivesse feito a sua parte de reduzir as suas despesas, reduziu-as até mais do que estava previsto. O que aconteceu foi que a receita fiscal não acompanhou a previsão que estava inicialmente realizada”, explicou.

O primeiro-ministro prestou estas declarações aos jornalistas, à margem da visita que esta segunda-feira fez a Vila de Rei.