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Portugueses mais exigentes na hora de comprar. Mesmo em saldos

01 jul, 2013 • Teresa Almeida

Sondagem do Instituto Português de Administração de Marketing revela que apenas 8% dos portugueses admitem gastar mais dinheiro do que em 2012 na época de saldos que se aproxima.

Portugueses mais exigentes na hora de comprar. Mesmo em saldos
O perfil do consumidor português está a mudar, indica um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM). "Mais racional, planeia mais a tomada de decisão de compra, faz comparação de preços", revela a directora da licenciatura em Ciências do Consumo do IPAM do Porto, Mafalda Ferreira.

As promoções estão cada vez mais presentes na hora da escolha, pelo que são também uma aposta das marcas durante todo o ano, mesmo na área alimentar. Os produtos mais comprados em promoções e saldos são roupa, sapatos, livros e perfumes.

"Hoje, a razão subjacente à compra nos saldos é diferente de há dez anos, porque é a substituição de compras de cariz mais regular", conclui Mafalda Ferreira.

De acordo com uma sondagem do IPAM, a que a Renascença teve acesso, apenas 8% dos portugueses admitem gastar mais dinheiro este ano do que em 2012 durante os saldos.

Em alguns casos, os preços vão cair 70%, mas um terço dos inquiridos garante que não irá deixar nas lojas mais do que 100 euros. Quase metade refere um intervalo entre os 100 e os 300 euros.

Quase 90% dos inquiridos referem que vão efectuar compras, porque os preços são mais apelativos. “As oportunidades foram sempre mencionadas [no estudo] como algo muito importante”, sublinha a responsável do IPAM.

Pessimistas estão os comerciantes. A Confederação do Comércio e Serviços prevê uma redução do número de vendas, face ao que é habitual, durante a época de saldos.