Emissão Renascença | Ouvir Online

Granito, pedra "preciosa" em Vila Pouca de Aguiar

18 jun, 2013 • Olímpia Mairos

É o motor da economia do concelho, emprega cerca de duas mil pessoas e gera um volume de negócios de 150 milhões de euros por ano. Mais de metade da economia da região assenta no granito, rocha com direito a certame, a decorrer de 21 a 23 de Junho.

Vila Pouca de Aguiar extrai um quarto do granito do país, o que significa entre 700 e 800 mil toneladas por ano. Apesar das quebras, que rondam os 20%, devido à crise, a actividade mantém-se e, se há uma década apenas 10% do granito era transformado localmente, a percentagem ronda agora os 40%. 

O “granito é o motor da economia local”, refere o vice-presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, adiantando que o “volume de negócios abrange, directa e indirectamente, um terço da população do concelho”.

Com mais de 60 empresas, o sector emprega cerca de duas mil pessoas e gera um volume de negócios na ordem dos 150 milhões de euros por ano.

“É uma mais-valia para o concelho”, refere, por seu lado, o presidente da Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), Domingos Ribeiro, dando nota que “a crise obrigou várias empresas à reestruturação”.

“As empresas estão a trabalhar agora de uma maneira mais cautelosa, porque o mercado reduziu, mas vão sair mais fortalecidas e vão superar a crise, pois conseguiram reduzir os custos de produção”, sublinha o empresário.

Portugal continua a ser o principal mercado de granito, que é também vendido para outros países da Europa (Alemanha, França Inglaterra), o Brasil e África.

Feira do Granito
Entre os dias 21 e 23 de Junho, Vila Pouca de Aguiar promove um certame dedicado ao granito – a Feira do Granito e do Concelho. A iniciativa pretende demonstrar a importância do sector na economia local. Cerca de 200 expositores vão marcar presença no certame que, além do granito e dos produtos regionais, oferece diversas iniciativas lúdicas e culturais.

“A feira nacional do granito permite promover o granito e facilitar novos mercados”, realça Alberto Machado, que espera receber, em Vila Pouca de Aguiar, mais de 20 mil visitantes, durante os dias do certame. 

Em Vila Pouca de Aguiar, conhecida como a “Capital do Granito”, são extraídos os granitos Amarelo Real, Pedras Salgadas e Cinza Telões, todos certificados pelo Instituto Geológico Mineiro (IGM).