Emissão Renascença | Ouvir Online

"Troika" regressa a Portugal a 15 de Julho

17 jun, 2013 • Daniel Rosário, em Bruxelas

Informação foi confirmada à Renascença por fontes europeias. Calendário das avaliações atrasou-se na sequência da sétima avaliação, que foi a mais difícil até ao momento.

A "troika" regressa a Portugal a 15 de Julho para dar início à oitava missão de avaliação do programa de ajustamento, com quase dois meses de atraso em relação ao calendário inicialmente previsto.

A informação foi confirmada à Renascença por fontes europeias, em Bruxelas, dias antes da realização da reunião que irá formalmente dar luz verde à extensão das maturidades dos empréstimos pedida por Portugal.

A data da nova missão trimestral deve-se ao atraso na sétima revisão, que se arrastou no tempo e obrigou os técnicos da Comissão, do BCE e do FMI a ir três vezes a Lisboa.

A sétima missão de avaliação, que foi a mais longa e controversa, será formalmente encerrada esta semana, no decorrer da habitual reunião mensal dos ministros das finanças da zona euro e da União, o que possibilitará igualmente o pagamento da tranche financeira que se encontrava pendente.

Essa decisão, meramente formal, permitirá igualmente formalizar a decisão e encerrar o processo de dar a Portugal e à Irlanda uma média de mais sete anos para reembolsarem os respectivos empréstimos europeus.

Tanto a conclusão da sétima missão como a extensão das maturidades já tinham sido objecto de uma decisão política por parte dos parceiros europeus.