Tempo
|

Portas anuncia investimento de 280 milhões na indústria

14 jun, 2013

Governo espera conseguir criar 700 novos postos de trabalho e manter pelo menos 4.300 emprego em troca de incentivos fiscais.

Portas anuncia investimento de 280 milhões na indústria
Paulo Portas anunciou esta sexta-feira um investimento em Portugal de 280 milhões de euros.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros sublinha que o investimento será nacional e estrangeiro, e que é necessário para gerar riqueza e criar emprego no país.

O dinheiro que o Estado investe traduz-se em incentivos fiscais e como contrapartida deve resultar na criação de 700 novos postos de trabalho e manutenção de mais de 4.300 trabalhadores.

O ministro anunciou que a aposta vai para a área industrial e enumerou os sectores: “Este foco na indústria, geração de riqueza na área industrial, e geração de emprego por via de indústrias reforçadas ou novas tem um conjunto de aplicações no terreno. Estes investimentos são nos seguintes sectores, aeronáutica, produtos médicos, indústria de embalagens, vidro, mineração, componentes automóveis e têxteis”.

O ministro adiantou também que o montante máximo dos incentivos fiscais será de 34 milhões de euros.

Sete dos 11 investimentos aprovados pelo Governo são de empresas estrangeiras, oriundas do Brasil, Canadá, Espanha, Alemanha e Estados Unidos, entre outros.

Estes novos investimentos também já têm destino, em termos do território nacional, os concelhos elegíveis são os de Campo Maior, Paredes, Santo Tirso, Aljustrel, Marinha Grande, Vila Nova de Gaia, Figueiró dos Vinhos, Vila Franca de Xira, Castro Verde e Famalicão.

Paulo Portas referiu ainda que foi reduzido o prazo para 60 dias, para dar resposta aos pedidos de investimento em Portugal.