Emissão Renascença | Ouvir Online

Há mais contas abertas nos bancos do que portugueses no país

18 abr, 2013 • Sandra Afonso

Crise pode ter deixado o país sem dinheiro, mas não faltam clientes aos bancos.

O número de contas bancárias em Portugal ultrapassa, em mais de sete vezes, a população residente.

A Renascença apurou que existem mais de 74,6 milhões de contas abertas no país, em bancos nacionais ou sucursais estrangeiras, e mais de 34 milhões de nomes associados a estas contas, entre bancos nacionais e empresas.

Tendo por base os dados de 2011 do Instituto Nacional de Estatística (INE), somando a população total residente em Portugal (mais de dez milhões e meio), com as empresas a operar no país, que ultrapassam um milhão, obtém-se um rácio de sete contas por unidade.

Ainda de acordo com a base de dados de contas bancárias do Banco de Portugal, apesar de existirem 34 milhões de titulares, três vezes mais do que a população portuguesa, muitos podem movimentar mais do que uma conta. Entre titulares e pessoas autorizadas a movimentar contas no país, estão contabilizados quase 127 milhões de ocorrências possíveis.

Estes são dados reunidos desde Julho de 2011, altura em que entrou em funcionamento a base de dados do banco central, com o objectivo de disponibilizar informação às autoridades judiciárias, no âmbito de processos penais.