Emissão Renascença | Ouvir Online

Passos Coelho

Constitucional “tem de ter responsabilidade nas decisões que vier a tomar"

27 mar, 2013

Primeiro-ministro lembra que “vivemos tempos que são tempos históricos e todos temos responsabilidade na forma como lidamos com este tempo histórico".

Pedro Passos Coelho não quis antecipar qualquer decisão do Tribunal Constitucional sobre o Orçamento do Estado para 2013, mas sublinha que todos têm "responsabilidade" na forma como lidam com actual "tempo histórico".

O primeiro-ministro falava numa conferência de imprensa conjunta, no âmbito da visita oficial de dois dias a Portugal do primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, tendo sido questionado pelos jornalistas sobre um possível chumbo do Tribunal Constitucional ao OE 2013, decisão que o primeiro-ministro não quis "antecipar", aguardando pelo acórdão.

"Vivemos tempos que são tempos históricos e todos temos responsabilidade na forma como lidamos com este tempo histórico", disse Passos Coelho.

"Tem o Governo [responsabilidade], que não se pode distrair com aspectos menores, deve focar-se no sucesso do programa de ajustamento que está a realizar; as instituições democráticas, todas, além do poder executivo; o Parlamento que tem que ter responsabilidade; o Tribunal Constitucional que tem também que ter responsabilidade nas decisões que vier a tomar e no impacto que elas possam ter no país", observou.