O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
Ouvir Emissão
Acabou de Tocar BRUCE SPRINGSTEEN - BORN IN THE USA Acabou de Tocar

Últimas NotíciasPaísMundoPolíticaEconomiaReligiãoCulturaSaúde e CiênciaInfo A-ZEspeciaisSínodoPodcast

Rui Moreira assume candidatura à Câmara do Porto

Empresário assume candidatura de combate às tentações populistas de Menezes

  • Áudio Terça à Noite (05/02/2013)

"Estou a montar a máquina", diz o actual presidente da Associação Comercial do Porto em entrevista à Renascença, onde afirma ainda que a sua candidatura combate as tentações populistas de Luís Filipe Menezes.
05-02-2013 19:00 por Raquel Abecasis

Rui Moreira assume a candidatura à Câmara do Porto nas eleições autárquicas marcadas para  Outubro deste ano. Em entrevista ao programa "Terça à Noite", da Renascença, o candidato independente confirma que o essencial da sua decisão já está tomada e que "os assuntos pessoais estão resolvidos".

Com o manifesto que lançou de preparação da candidatura, subscrito por centena e meia de personalidades, Rui Moreira diz que percebeu que as pessoas "identificam-se" com as suas ideias e que "não se identificam com as outras candidaturas". 

Para formalizar a sua candidatura, Rui Moreira diz que "há uma terceira barreira que está a ser trabalhada, mas que ainda não está totalmente vencida, que é perceber até que ponto tenho recursos para uma candidatura vencedora". "Para isso, preciso de ter uma máquina que não tenho, mas que estou a montar."

Nesta entrevista à Renascença, o presidente da Associação Comercial do Porto diz que "o programa já está mais ou menos pensado". "Falta formar uma equipa que permita estar na rua e nas redes sociais a responder às perguntas dos cidadãos."

Rui Moreira diz que não vai rejeitar o apoio de ninguém, incluindo do CDS, mas sustenta que isso não faz da sua candidatura uma candidatura partidária, até porque tem apoios transversais do ponto de vista ideológico e social.

Sobre o candidato social-democrata Luís Filipe Menezes, considera "surpreendente" que a candidatura do PSD "se apresente a dizer mal de tudo o que está feito e com uma proposta alternativa que não satisfaz a maior parte dos portuenses". Rui Moreira diz mesmo temer que "algum caudilhismo" leve o Porto a perder uma excelente base de partida que agora tem, ou seja, que Menezes hipoteque o futuro do Porto com propostas populistas e irrealizáveis.

PARTILHAR

Comentários (9)
  • » Joaquim Gil, Cano, 06-02-2013 11:18

    Tantos comentários, uns favorecendo Rui Moreira e outros Filipe Menezes, só que ninguém pára e pensa um pouco, senão vejamos: a situação do país, não favorece politicamente o PSD, desta vez o CDS não apoia a candidatura de Menezes, Menezes é um dos criticados, a nível nacional, por se candidatar contra a lei, demonstrando ganância pelo poder, candidatando-se Rui Moreira, dentro da mesma área ideológica, como é possível a vitória não ser entregue ao PS numa bandeja?, o Partido Socialista nem fala nisso, sabe perfeitamente que são os adversários a dar-lhe a vitória!!
  • » Maria, Porto, 06-02-2013 8:04

    Em relação ao Porto finalmente um candidatura de jeito, por alguém que não é politico profissional, que tem um vinda profissional credível fora da área do estado. Vamos ver o seu projecto para o Porto Quanto a Rui Rio acho que fez um bom trabalho no Porto. Quanto a Luis Filipe Meneses deixou obra em Gaia mas deixou uma montanha de dividas que os habitantes de gaia vão pagar anos a fio com impostos municipais máximos..... viveu tal como o país claramente acima da possiblidades.....e eu acho que ao fim de 3 mandatos deve terminar a vida autarquica de um politico, a candidatura ao Porto é a procura de tacho.......
  • » berto, porto, 06-02-2013 1:10

    Este está a ser empurrado pelo Rio . Mas nao haverá alguém que abra os olhos a este senhor ? Filipe Meneses ja ganhou.
  • » Jorge Santos, Porto, 06-02-2013 0:07

    Eu sinceramente nunca hei de entender pessoas que falam ou escrevem como se ainda estívessemos nos anos 70, como em alguns comentários que aqui aparecem. Rui Moreira é um homem com provas dadas, presidente da Associação Comercial do Porto há mais de 10 anos e sem ligação a qualquer partido o que a meu ver é actualmente uma grande vantagem. Mais ainda, assume querer gerir o município com rigor, tal como o Dr. Rui Rio fez nas suas três presidencias. Tudo somado, não vejo como não se possa votar nele quando no outro prato da balança está alguêm que usa a política do " o último que vier que apague a luz ". Ah, Rui Moreira tem um defeito, para mim grande, que é ser portista. Mas pronto,ninguêm é perfeito e na realidade esse aspecto pouco importa para o caso..
  • » Pedro, Porto, 06-02-2013 0:03

    Na minha opinião o dr. Rui Moreira apresenta-se como o teorico bailarino. Para dinamizar uma cidade como o Porto, muito para alem da teoria académica é necessária a experiencia profissional e dinamismo politico, qualidades que reconheço ao dr. Luis Filipe Menezes. A restruturação que este efetuou em Gaia a nivel infraestrutural, a captação de investimeto conseguida, a reformulação e construção do parque escolar desenvolvida que se tornou num case study nacional e internacional, não são fruto do acaso nem da ingestão , mas sim de alguem com conhecimento e capacidade para tal.O Porto necessita de alguem que seja ouvido e reconhecido não só ao nivel local mas tambem a nivel internacional, e não apenas, independentemente das suas qualidades, o fato de ser portista é uma delas, de alguem com experiencia de governação e não apenas de gestão de uma associação, por mais prestigiada que seja. Precisa de um rosto que se afirme como é e não como alguns pretendem que seja.
  • PUB
  • » tripeiro, porto, 05-02-2013 23:06

    Este homem não presta é um tipo vigarista, por mim não ganha, o nosso presidente vai valer.
  • » Jorge Duarte, Porto, 05-02-2013 22:14

    A candidatura de Rui Moreira, ainda não é uma realidade. Caso se apresente aos cidadãos do Porto, que faço parte, a pergunta que me ocorre é a seguinte: que mal fizemos, a não sei quem, para levarmos com candidatos de direita - Menezes e Rui Moreira, que gostam de tudo menos dos Portuenses. Candidatos, que nas suas candidaturas estão rodeados de apoiantes, da chamada fina nata reacionária do Porto e do País. Se Menezes é neoliberal, Rui Moreira é pró- fascista, que como seu herói têm o desaparecido Jaime Neves, que sempre odiou a democracia. Menezes, um desastre em termos de gestã autarquica, ligado aos lobies da construção, deixa uma Cãmara endividada em 230milhões de euros e foge como um rato dos credores e nem autoridade política têm para indicar um seu sucessor. O Porto merece melhor!
  • » Carlos Costa, Santarem, 05-02-2013 21:16

    Luis Filipe Menezes ganha de olhos fechados!!!!
  • » rui grijó, barcelos, 05-02-2013 20:45

    De vaidoso e snob já nos chegou o rio. Começa muito mal este tipo em vez de apresentar ideias diz mal do Dr. Filipe Menezes. Populista? Mais do que o Sr. Dr. Alberto João não deve haver e vejam a obra.Vão á Madeira e calem-se

Deixe aqui o seu comentário relativo a este artigo. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.

Tem 1500 caracteres disponíveis

Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.


Entrar Renascença V+
"Darth Vader" vai a eleições na Ucrânia e quer expulsar os políticos



INFORMAÇÃO      BOLA BRANCA      PROGRAMAÇÃO      MÚSICA      MULTIMÉDIA      OPINIÃO