Emissão Renascença | Ouvir Online

UE

Conselho Europeu dá apoio político a Durão Barroso

18 jun, 2009

A continuidade de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia é um dos temas da agenda do Conselho Europeu, que hoje começa em Bruxelas.

Conselho Europeu dá apoio político a Durão Barroso
Os chefes de Estado e de Governo dos 27 reúnem-se hoje e amanhã em Bruxelas, onde deverão dar o seu apoio político à continuidade de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia. Um apoio que, apesar de ser consensual, está longe de ser unânime.

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 vão garantir ao actual presidente do executivo comunitário o seu apoio político, mas a formalização da indigitação para um segundo mandato só deverá acontecer mais tarde.

Durão Barroso é, para já, o único candidato à presidência da Comissão Europeia e a sua indigitação é quase certa, mas tudo pode acontecer nas próximas semanas.

O apoio político dado pelos líderes dos 27 na cimeira que hoje começa nada garante e Barroso terá ainda de se submeter ao voto do Parlamento Europeu, o que provocará um atraso no processo – que pode ser de poucas semanas ou de vários meses – e alimenta conjecturas, sobretudo, quanto à possibilidade de surgirem novos candidatos ao cargo.

Durante o jantar de mais logo à noite, Barroso deverá dirigir-se aos chefes de Estado e de Governo da União para apresentar as suas prioridades e objectivos para um novo mandato.

A presidência rotativa da União deverá, depois, encetar contactos com as lideranças das diferentes famílias políticas do Parlamento Europeu, para saber se existe uma maioria de apoio ao antigo Primeiro-ministro português.

Opinião: Conselho Europeu adia indigitação de Barroso

Se tal se confirmar, o Conselho Europeu poderá formalizar o seu apoio até ao fim do mês de Junho, através de um procedimento escrito, e o novo Parlamento procederá à votação na sua primeira sessão plenária – em Estrasburgo, a 14 de Julho.

Caso contrário, será necessário esperar pela realização do referendo ao Tratado de Lisboa na Irlanda, lá para Outubro, para Durão Barroso ver confirmada a sua permanência em Bruxelas.

Outros pontos da agenda da cimeira

Em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo vão debater, além da candidatura de Durão Barroso, a luta contra a imigração ilegal, o reforço da supervisão financeira e a aprovação das garantias jurídicas que permitam à Irlanda repetir o referendo ao Tratado de Lisboa.

Além disso, a Alemanha já anunciou que vai suscitar o tema da crise no sector leiteiro, a braços com uma acentuada quebra de preços e com uma manifestação de produtores marcada para esta quinta-feira na capital belga.