Emissão Renascença | Ouvir Online

D. Manuel Clemente. Igreja está decidida a reflectir problemas que afectam famílias

19 out, 2014

Patriarca esteve no Sínodo da Família que terminou este domingo, no Vaticano.

D. Manuel Clemente. Igreja está decidida a reflectir problemas que afectam famílias

O Patriarca de Lisboa garante que a Igreja está muito consciente dos problemas que afectam as famílias e que preocupam os cristãos.

Em declarações à Renascença, no final do Sínodo dos Bispos, que este domingo terminou no Vaticano, D. Manuel Clemente sublinha que, apesar de nalguns temas não ter havido consenso, o encontro já teve o mérito de “desbloquear” a discussão.

“Dizer às pessoas que estamos a pensar nisso. E isto, que parece tão simples, já foi fruto de muito esforço. Foi um sínodo que teve relevância em que manifestamos que estamos cientes deste problema e que a Igreja está resolvida a reflecti-lo. Estas conclusões [do sínodo] vão ser a base de trabalho que as conferências episcopais vão ter por diante sabendo e insistindo que o tema principal é a família cristã”, disse.

D. Manuel Clemente lembra que as conclusões servirão agora de base para toda a Igreja reflectir até ao sínodo do próximo ano e aproveita para elogiar o papel de Francisco em todo este processo. “O papel do Papa foi belíssimo, mostrou-se uma enormíssima figura, muito firme e muito aberta com aquela segurança que só têm as pessoas que estão convictas”.

Entrevista na íntegra no programa “Principio e Fim”, na Renascença, a partir das 23h30.

- Perguntas e respostas sobre o sínodo da família
- Acompanhe o sínodo da família na Renascença. Notícias, entrevistas e análise