Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Prova de fogo

05 mar, 2015 • Ribeiro Cristóvão

As maiores expectativas recaem sobre o FC Porto e o Benfica, sabendo que todos os imprevistos são possíveis nesta altura do campeonato.

À medida a que o campeonato se aproxima do fim (faltam agora “apenas” onze jornadas), torna-se cada vez mais difícil arriscar suposições sobre como irão decorrer os jogos de cada fim-de-semana, sobretudo das equipas instaladas nos dois lugares do topo da tabela.

Por agora, temos a sempre imprevisível saída dos dragões até Braga, onde os espera uma equipa robustecida pelos últimos resultados e, mercê deles, a aproximação ao terceiro lugar, senhora de um futebol agressivo e muito consistente, e que já provocou na Pedreira fortes dores de cabeça ao Benfica.

Pode mesmo dizer-se que no contexto do actual campeonato, tal como se encontra, este embate é tão decisivo para os portistas como o havia sido aquele em que defrontou o Sporting há menos de uma semana.

A dúvida que agora se coloca, com toda a legitimidade, é se os comandados do espanhol Lopetegui vão encontrar na capital do Minho tantas facilidades como aquelas que os leões lhe ofereceram em bandeja dourada no estádio do Dragão.

Acreditamos que não. E que somente um super-Porto poderá regressar a casa, após a noite de sexta-feira, disponível para assistir por entre a maior tranquilidade à deslocação do Benfica a Arouca dois dias depois.

Numa escala menor, os encarnados também terão de precaver-se contra qualquer surpresa. É verdade que a equipa de Jorge Jesus passa por momentos de grande conforto, para o que contribui uma classificação desafogada, e tem dado provas suficientes de que não lhe falta capacidade para manter esse estatuto.

Aguardam-se, pois, mais do que todas as outras, estas aventuras do duo da frente, na convicção de que todos os imprevistos são possíveis nesta altura do campeonato.