Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Promiscuidade na FIFA

14 jan, 2015

Na tarde da grande Gala da FIFA realizada na segunda-feira já eram conhecidos, em Moscovo, os resultados oficiais da votação destinada a eleger o melhor jogador do mundo.

Na tarde da grande Gala da FIFA realizada na segunda-feira já eram conhecidos, em Moscovo, os resultados oficiais da votação destinada a eleger o melhor jogador do mundo.

Alguns órgãos de comunicação social portugueses, que nessa altura tiveram acesso à notícia, optaram pela não divulgação, quando o espectáculo ainda mal tinha começado em Zurique.

Os responsáveis pelas redacções dessas televisões, rádios e jornais terão seguido aquele procedimento baseados, sobretudo, em duas razões principais:
A primeira, porque a divulgação da classificação dos três candidatos ao prémio corria um sério risco de um desmentido achincalhante; depois, e em especial, para preservar e manter a expectativa criada ao longo de muitos meses quanto ao vencedor de tão cobiçado troféu.

Prevaleceu assim o bom senso, pelo que todos ficámos a saber que Cristiano Ronaldo era, de novo, o melhor jogador do mundo, apenas quando o antigo internacional francês Henry Thierry pronunciou muito formalmente e com voz quase imperceptível o nome do jogador português.

Passando para além desses pormenores, relevantes, importa, sobretudo, trazer a primeiro plano a fuga de informação saída da FIFA em velocidade de cruzeiro até à imprensa russa.

O que se terá passado para que tenha sido possível chegar a uma situação tão embaraçante e quais as suas motivações? Haverá alguma relação com o facto de ser a Rússia a organizar o próximo Mundial?

Independentemente do que está por detrás de tudo isto, trata-se de um revés para o organismo mundial responsável pelo futebol, e mais uma seta apontada à sua credibilidade, colocada em causa em diversas ocasiões desde que Joseph Blatter é seu Presidente.

Já o seu antecessor, o brasileiro João Havelange, também havia deixado o cargo envolto em inúmeras suspeições. Sinal dos (maus) tempos.