Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Havia dúvidas?

31 out, 2014 • Ribeiro Cristóvão

No que a Portugal diz respeito, não seria de esperar que as escolhas fossem além de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, pelo que não podem ser levados em conta os queixumes de Jorge Jesus.

A FIFA e o jornal France Football divulgaram esta semana as listas de candidatos a melhor Jogador e melhor Treinado do mundo.

Como já vem sendo hábito, há dois portugueses cujos nomes figuram no extenso rol que agora vai ser submetido a sufrágio: Cristiano Ronaldo, que conta já duas Bolas de Ouro no seu currículo, e José Mourinho, que também já festejou uma vez a conquista de tão precioso quanto invejável troféu.

Olhando para os nomes indigitados, pode afirmar-se que não há grandes surpresas em relação àquilo que eram as expectativas.
Por um lado, o campeonato do mundo, realizado no Brasil, teria de ter fatalmente influência em algumas das escolhas, por outro o prestígio alcançado por diversos países europeus não deixou igualmente de sugerir nomes susceptíveis de discussão.

No que a Portugal diz respeito, não seria de esperar que as escolhas fossem além de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, pelo que não podem ser levados em conta os queixumes de Jorge Jesus.

O futebol português, a nível das suas competições internas não vai, como todos sabemos, muito além de Badajoz, a sua credibilidade é muitas vezes posta em causa, facto que se deve em grande parte ao comportamento de alguns dos seus dirigentes, e chegar a uma final da Liga Europa mas perdê-la para o Sevilha, é pouco para justificar uma candidatura.

Jorge Jesus diz que há na lista agora divulgada treinadores que conseguiram menos do que ele. Quanto a dois deles podemos estar de acordo: só que um chama-se António Conte, é italiano e treina a Juventus, o outro dá pelo nome de Jurgen Klinsmann, é alemão e seleccionador dos Estados Unidos. Curiosamente ambos foram igualmente jogadores de alta qualidade.

Ainda há dúvidas?