Tempo
|

Ainda e sempre os refugiados em busca de segurança na Europa

02 set, 2015 • Ana Rodrigues

À situação na Hungria é dado particular enfoque na generalidade da imprensa europeia.

O drama dos migrantes e refugiados continua a dominar a actualidade, com o mundo a assistir à entrada de milhares de pessoas na Europa em busca de uma vida melhor.

O "Diário de Notícias" destaca, em manchete, que “Hungria impede saída de ilegais para Berlim e ameaça expulsar “. Acrescenta o jornal lisboeta: “Budapeste diz que está a cumprir as leis europeias sobre movimento de pessoas e ameaça expulsar todos os que não conseguirem estatuto de refugiados”.

Ainda neste jornal, um artigo de opiniao de Yannis Varoufakis. O ex-ministro grego das Finanças escreve que “tal como Macbeth, os decisores políticos tendem a cometer novos pecados para encobrir os seus erros passados. “ Acrescenta que “os últimos cinco anos de política económica na zona euro têm sido uma notável comédia de erros”.

Ainda sobre a crise dos refugiados, o "Diário Económico". titula: "Schengen ainda é a melhor garantia de segurança na europa”. O jornal revela que "acordo tem um sistema de informações imprescindível para a segurança e uma cláusula que permite a sua suspensão temporária”. Ainda em destaque, a opinião de Seixas da Costa. O embaixador português diz que “Schengen é uma conquista europeia, é uma das quatro liberdades comuns e um valor essencial para a criação de uma cultura comum”.

Em duas páginas, o "Público" escreve sobre este assunto, destacando a situação na Hungria, onde ”há outra vez milhares de refugiados presos na hostilidade de Budapeste”. Acrescenta este jornal que “a polícia recusa-se a deixar passar migrantes e refugiados sem passaporte valido e diz que medidas valem pelos próximos sete dias. A Alemanha continua a ser o sonho para quem chega à Europa”.

O "The Guardian" publica uma entrevista com David Milliband. O presidente do IRC, comité internacional de resgate, diz que “o governo britânico tem de assumir a sua justa participação no acolhimento de refugiados que fogem da guerra na Síria e outros conflitos  e continuar a falhar esse propósito seria abandonar as legais tradições britânicas".
 
O "The Independent" publica imagens chocantes de migrantes e refugiados a tentar chegar à Europa, pondo em risco as próprias vidas,. e revela que, em Espanha, “um homem foi encontrado pelas autoridades escondido junto ao motor de um carro " outro "junto às rodas de um camião”. Adianta, ainda, o diário britânico que “o numero de pessoas que querem entrar nos países europeus vindas de África, da Síria, da Eritreia, do Iraque e do Afeganistão subiu de forma dramática nos últimos meses, com muitos refugiados a fugir de zonas em conflito .”

Já o "Economic Times" escreve que, para muitos refugiados, “a jornada começa no facebook". Para fugirem da guerra no Médio Oriente, são muitos os que "procuram no facebook traficantes de pessoas que lhes garantam uma vida melhor na Europa”.