Emissão Renascença | Ouvir Online

Revista de Imprensa Europeia

Um quadro de horror numa auto-estrada austríaca

28 ago, 2015 • João Pedro Vitória

Dezenas de migrantes foram encontrados mortos num camião abandonado numa auto-estrada na Áustria. 

A crise dos refugiados chegou ao centro da Europa. É este o tom geral da imprensa europeia, sobre o caso que está a chocar o continente: dezenas de migrantes foram encontrados mortos num camião abandonado numa auto-estrada na Áustria.
 
Sobre este caso há desenvolvimentos recente: o número de mortos subiu para 71. Inicialmente, a polícia dizia ter encontrado cerca de 50 corpos naquele camião.

O Governo austríaco confirma que foram detidos  suspeitos de estarem ligados ao tráfico destas pessoas. O jornal "Krone" diz que serão sete os suspeitos, mas as autoridades austríacas apenas confirmam a detenção de três. A polícia deteve-os na Hungria.

Sobre a Grécia, a generalidade dos diários europeus destaca a nova primeira-ministra do país - também a primeira mulher a desempenhar o cargo de chefe do Governo. Trata-se de Vassiliki Thanou, a presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que é primeira-ministra interina até à realização de eleições legislativas antecipadas.
 
O "Diário de Notícias" cita hoje o director do Mecanismo Europeu de Estabilidade, dizendo que acredita que o FMI vai assumir um quinto do resgate à Grécia. Klaus Regling mostra-se optimista com a participação do Fundo Monetário, que ainda mantém reservas.

Ainda pela Grécia, Yanis Varoufakis, o mediático ex-ministro das Finanças grego, defende a criação de um partido pan-europeu anti-austeridade. Varoufakis argumenta que as alianças locais já não funcionam.