Emissão Renascença | Ouvir Online

Revista de Imprensa Europeia

Londres endurece medidas contra a imigração ilegal

04 ago, 2015 • Anabela Góis

O afluxo de imigrantes a Calais com o objetivo de chegarem ao Reino Unido é tema de destaque na imprensa desta terça-feira, dia em que se faz, também, o balanço da reabertura da bolsa de Atenas.

O "Jornal de Negócios” diz que “BCE já tem um quinto das obrigações nacionais”. A instituição monetária comprou em Julho 1.160 milhões de euros em dívida portuguesa”, tem agora 20% de todas as obrigações nacionais.

“Grécia e troika mais perto do acordo” é outra notícia no “Negócios”, onde ficamos a saber que Atenas vai aprovar a reforma das pensões em Outubro, embora as novas regras tenham efeitos retroativos a Julho. “Este será um dos pontos de acordo nas negociações sobre o terceiro resgate”.

O “Diário Económico” adianta que “Grécia começa a medir os danos da batalha perdida com a Europa”.

A“ Queda histórica da bolsa grega e do índice de produção industrial sugerem que depois do braço-de-ferro com os credores, a economia será o maior obstáculo para o primeiro-ministro Tsipras”.

O mesmo assunto no “Público”, que fala em investidores em fuga da bolsa de Atenas no dia da reabertura. O jornal adianta que nas próximas semanas o Banco Central Europeu vai fazer testes de stress aos bancos gregos.

O “i” diz que embora com fortes quedas, “a Bolsa de Atenas voltou ao ativo, naquele que foi mais um passo no regresso à normalidade do sistema bancário e financeiro da Grécia”

Ainda no “i”, a situação em Calais, no norte de França. O porta-voz do Eurotúnel diz que a imigração se tornou uma crise de criminalidade. “O Governo britânico quer mudar lei para que proprietários que alojem clandestinos arrisquem cinco anos de prisão”.  

O mesmo assunto no “Diário de Notícias”. Conta o “DN” que as autoridades de Kent estão sem espaço para acolher todos os imigrantes menores que conseguem cruzar o canal da mancha e pedir asilo. Os jovens estão a ser levados de táxi para casas temporárias a mais de cem quilómetros do local da chegada.

O espanhol “El País” escreve em título que o Governo britânico quer obrigar os proprietários a expulsar os ilegais. Na mesma notícia, o diário dá conta que a França impediu 1.700 imigrantes de atravessarem o canal da Mancha para o Reino Unido.

O francês “Le Monde” fala em tensão entre o Reino Unido e a França por causa da imigração e diz que Londres quer endurecer as lei contra a imigração ilegal.

Ainda ontem o governo britânico propôs um pacote de novas medidas para controlar o afluxo de migrantes ilegais ao túnel da Mancha e evitar suas tentativas de entrar Grã-Bretanha.

“Sair do impasse” é a frase chave da manchete do “Libération”, que publica um vasto dossier sobre a crise dos imigrantes em Calais e aponta saídas para o problema.

O britânico “The Telegraph” diz que a União Europeia pagou a imigrantes desempregados para irem para o Reino Unido. O país – adianta o jornal – recebeu um terço dos jovens imigrantes envolvidos no programa “O teu primeiro emprego EURES”.