Emissão Renascença | Ouvir Online

Drama dos migrantes em destaque em toda a Imprensa

30 jul, 2015 • Anabela Góis

As quotas para acolhimento de migrantes por parte de cada país da UE continuam a dividir a Europa. E o drama dos que tentam atravessar o Canal da Mancha através do túnel em Calais centram atenções por estes dias.   

As quotas de refugiados estão em destaque no “Público”. O Primeiro-ministro visitou o contingente português, que participa na operação Indalo da agência Frontex, e anunciou que “Portugal concorda em receber mais de 1.400 refugiados”. Bruxelas tinha apontado para uma quota de 2.400. Ainda segundo este diário, “A presidente do Conselho Português para os Refugiados defendeu que o país tem de preparar rapidamente uma estrutura para receber estas pessoas”. 

A Grécia também é notícia no “Público” que escreve: “Supremo grego pede ao Parlamento que avalie acções de Yanis Varoufakis”, o antigo ministro das Finanças.
 
O jornal “i” diz que Alexis Tsipras está focado em conseguir um acordo com os credores até dia 20 de Agosto, data em que tem de pagar mais de 3 mil milhões de euros ao BCE. Sinal de que está confiante no cumprimento das metas exigidas para o terceiro resgate ao país.Em entrevista à rádio grega “Sto Kokkino” o Primeiro- ministro sublinha que “Os gregos votaram “não” a um mau acordo, não votaram para que a Grécia saísse do euro”, mas diz que “agora há quem esteja a tentar manipular os resultados”.

A mesma entrevista aparece citada no “Diário de Noticias” que escolheu para título: “Tsipras acredita num corte da dívida grega em Novembro”, depois da primeira avaliação. Diz o “DN” que o Governo de Atenas “decidiu combater o efeito do aumento da taxa de IVA com limitações do preço máximo de bens como água e sandes”. No “Diário Económico” “Alexis Tsipras admite eleições antecipadas”.

Num outro título, o “Económico” diz que o BCE decidiu manter inalterado o montante da linha de liquidez de emergência utilizada pelos bancos gregos.

Ainda neste jornal “A Comissão Europeia acaba de confirmar que, no início de Outubro, terá operacional o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, a pedra angular do chamado plano Juncker”.
 
No “Negócios” outra vez Tsipras: o Primeiro-ministro grego avisa que se não convencer os deputados rebeldes do Syriza – da necessidade de reformas exigidas pelos credores - então terá de haver eleições antecipadas.

A imigração é destaque no espanhol “El País” que escreve em título Imigrantes que atravessam de Calais para o Reino Unido fazem aumentar a crise europeia. Nas últimas horas, França e Inglaterra aumentaram as medidas de segurança dos dois lados do Eurotúnel, que atravessa o canal da Mancha. O mesmo tema no “El Mundo“ e o “La Vanguardia”. O “El Mundo” publica uma reportagem feita no campo de refugiados de Calais, onde vivem cerca de 5 mil pessoas, sob o título: “fugir da selva de Calais”. O “La Vanguardia” diz que milhares de imigrantes arriscam a vida para atravessar o Canal da Mancha.