Emissão Renascença | Ouvir Online

Moscovici: “Portugal fez esforço... mas é preciso mais”

31 mar, 2015 • Ana Rodrigues

O recado do comissário responsável pelos Assuntos Económicos e Financeiros foi deixado na visita a Lisboa. Destaque, ainda, para o fim das quotas de leite marcado para amanhã.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros está em Portugal para tratar das prioridades económicas do país. Em entrevista ao “Diário Económico”, Pierre Moscovici revela que “Portugal fez um esforço extraordinário, mas ainda é preciso fazer mais”. Adianta ainda que a “dívida pública portuguesa é sustentável, mas ainda está em níveis muito elevados”.

Ainda neste jornal, a notícia sobre as compras de títulos do sector público feitas pelo BCE. Segundo o “Económico” o “Ritmo de compras diminuiu na semana passada”, isto numa altura em que “Frankfurt tem como meta comprar 60 mil milhões de euros em activos, todos os meses, até Setembro.

Destaque ainda, para a questão das quotas de leite na Europa. Em título: “produtores temem descida a pique do preço do leite”. O “regime das quotas leiteiras terminam amanhã, depois de 30 anos de vigência. Apesar de Bruxelas garantir que não haverá excedente, produtores nacionais estão preocupados”.

Um assunto que faz também manchete no “Jornal de Negócios”. Escreve este jornal na primeira página, que “Bruxelas retira quotas à produção e adiciona incerteza aos preços. “Os produtores portugueses receiam “dumping” de leite do Norte da Europa”.

O “Público” escreve que “faltam estratégias para combater o abandono no ensino superior, diz rede europeia”. Adiantando o que “Portugal é um dos países onde as universidades com estratégias contra o insucesso não recebem mais por isso”.

No “i” dá-se conta dos passos que a Grécia tem dado. Em título: “Eurogrupo só discute reformas de Atenas depois da Páscoa”. Acrescentado que o “Grupo técnico reúne-se manhã para analisar nova lista de reformas envidas só ontem pelo Governo grego para Bruxelas”.

O “The Guardian” escreve que “os mercados na europa estão a desfrutar do melhor trimestre em anos”. Acrescenta este jornal inglês que “as bolsas europeias estão no caminho certo, apesar dos problemas da dívida da Grécia”.

No “Le Monde” é ainda o acidente com o Airbus A320 a fazer notícia. Este jornal francês escreve que “uma semana depois da queda do avião da companhia aérea alemã GermanWings , as equipas de resgate conseguiram finalmente aceder por via terrestre ao local do acidente para retirar os restos mortais e tentar encontrar a segunda caixa negra”.

O “Irish Times” escreve que a última lista de reformas apresentada pela Grécia falha na intenção de convencer os credores internacionais”. Segundo este jornal, a Grécia submeteu as propostas aos responsáveis da Zona Euro numa tentativa de desbloquear a ajuda financeira que vai permitir manter a Grécia à tona. Mas a lista precisa de mais trabalho, segundo fontes da União Europeia”.

Já o “New York Times” destaca a visita que o Primeiro-ministro grego vai fazer à Rússia. Questiona este jornal se estamos perante uma viagem que se insere na política externa grega ou se Tsipras vai pedir ajuda financeira à Rússia, caso falhem as negociações com os líderes europeus”.