Emissão Renascença | Ouvir Online

Turquia-Portugal e cimeira sobre Energia em destaque

04 mar, 2015 • Anabela Góis

A 1ª Cimeira Turquia-Portugal, a cimeira da Energia - que hoje junta os líderes de Portugal, Espanha, França e da Comissão Europeia em Madrid -, a situação na Grécia, a longa entrevista ao "El Pais" de Jean Claude Juncker e os mais recentes dados do Eurostat sobre desemprego são o destaque desta manhã na Imprensa.

A 1ª Cimeira Turquia-Portugal é notícia no “Público”. O jornal diz que o processo de adesão da Turquia à União Europeia e a situação na Ucrânia e Médio Oriente foram os temas em discussão na reunião bilateral, que juntou os dois Primeiros-ministros, em Lisboa.
 
O mesmo assunto no “Diário de Notícias”, que ilustra a notícia com uma fotografia do encontro – que antecedeu a Cimeira – entre o Primeiro-ministro turco e o presidente da república, Cavaco Silva.
 
Na página do lado, o “DN” diz que o “Eixo ibérico se reúne com Hollande após conflito com Tsipras”. Em causa, a cimeira da Energia, que hoje junta os líderes de Portugal, Espanha, França e da Comissão Europeia em Madrid. Um encontro para acertar uma estratégia para conseguir financiamento europeu e garantir a construção das interligações da Península Ibérica ao resto da Europa.

O “i “ escreve que a “União Europeia força Rússia e Ucrânia a um entendimento”. “Moscovo vai fornecer gás para a Europa até ao final do mês. O encontro de sexta-feira vai servir para avaliar o cumprimento do acordo de Minsk”.
 
O “Diário Económico” diz que “Portugal candidata 30 projectos aos novos fundos comunitários”. O valor total do investimento supera os 3.000 milhões de euros e abarca os sectores rodoviário, ferroviário, aeroportuário, portuário e outros projectos. As últimas candidaturas chegaram ontem a Bruxelas.  

Ainda no “Económico” a situação na Grécia: “Atenas recorre a fundos de pensões públicos para pagar contas”.

No “Jornal de Notícias” é destaque o funeral do opositor russo, assassinado na semana passada. Diz o “JN” que os “políticos da União Europeia foram impedidos de assistir ao funeral de Nemtsov”.

O espanhol “El Pais” publica hoje uma longa entrevista ao presidente da Comissão Europeia. Jean Claude Juncker diz que “a taxa de desemprego em Espanha não permite dizer que a crise terminou”. Juncker admite que deveria ter previsto o impacto social dos programas de ajustamento. Sobre a Grécia, diz que o Primeiro-ministro Alex Tsipras “ainda tem que explicar aos gregos que vai ter de quebrar promessas”.

O “La Razon”, o “La Vanguardia” e o “El Mundo” também falam dos mais recentes dados do Eurostat sobre desemprego para dizerem que em Espanha a taxa caiu em quase todos os sectores, especialmente, na construção.

Um barco sobrelotado, com tantas pessoas que nem parece real, é a fotografia em destaque na capa do francês “Le Figaro”. Uma fotografia que ilustra os mais recentes números da imigração ilegal: a agência de controlo de fronteiras europeias fala numa situação catastrófica, as entradas clandestinas aumentaram 153%, com mais de 230 mil entradas ilegais num ano.