Tempo
|

Europa tenta aliviar tensões internas

03 mar, 2015 • Ana Rodrigues

A Europa tem estado no centro das atenções do mundo, muito nos últimos meses devido à Grécia e a incerteza permanece.

O jornal “i” escreve hoje que “Tsipras foge à votação parlamentar do acordo com a troika”. Segundo este diário, “o Primeiro-ministro grego admite a discussão do acordo com o Eurogrupo, mas teme a revolta dos deputados do Syriza na votação parlamentar”.

Destaque, ainda, para o encontro que decorreu em Genebra sobre a situação na Ucrânia e onde “o secretário de Estado norte-americano John Kerry disse estar esperançado quanto ao início de um clima de mudança”. Um tema que faz manchete no jornal “Público”. Segundo este diário, o “relatório da ONU descreve um cenário de devastação sem piedade”. Ontem “os habitantes mais idosos faziam fila numa praça em Debaltseve para beber chá. A cidade continua sem água canalizada”.

Já o “Jornal de Negócios” chama para primeira página, as “tensões na Europa”, escrevendo que o “continente está entre a integração rápida e a lenta desintegração”. Sobre a zona euro, refere que o “terceiro resgate à Grécia já está a caminho”. Sobre isto, escreve também o “Diário Económico”, salientando que o “ministro espanhol afirma que a zona euro está a negociar um novo “bailout”, mas a ideia é desconhecida em Bruxelas e rejeitada pelo executivo grego”. Em título, “Madrid e Atenas chocam sobre terceiro resgate grego”.

Uma troca de acusações que tem dado que falar e na qual, segundo o “Diário de Noticias”, “a Comissão Europeia resiste a intervir”. Apesar de garantir que “está a mediar o conflito entre Portugal e Espanha e a Grécia”. Sobre a divida grega, o jornal refere que “o ministro das Finanças grego disse ontem que não aceitará a ultima tranche pendente do resgate(…) se esta estiver condicionada à assinatura de um terceiro programa de assistência”.

Sobre isto, o “Wall Street Journal” escreve que a “Grécia vai nas próximas semanas enfrentar a falta de liquidez, com pouca esperança de conseguir tão cedo apoio financeiro do resto do Eurogrupo.

Já o “Financial Times” escreve que “o continente europeu já não tem ideias”. Citando a opinião de vários economistas, refere que a estagnação nos salários e ausência de criatividade nos negócios se deve a um abrandamento da produção”.

Sobre ambiente escreve hoje o “The Guardian”. Este jornal britânico refere que “a Europa não deve ter medo de liderar o mundo em matéria de regulação ambiental”. Segundo a Agência Europeia do Ambiente, a “poluição do ar, vai matar milhares de pessoas na europa”.