Emissão Renascença | Ouvir Online

Primeiras decisões gregas geram expectativa

29 jan, 2015 • Ana Rodrigues

As eleições na Grécia foram no domingo, mas a formação do novo Governo foi tão rápida que hoje, na Imprensa, já se fala dos efeitos visíveis das primeiras medidas do novo Governo.

O “Público” destaca em manchete que a “Bolsa vai ao fundo com alívio da austeridade” e acrescenta que “Tsipras não recua no desafio à Europa e os mercados assustam-se”. No mesmo sentido segue o jornal “i”, referindo que “Tsipras afronta troika e enerva mercados”. E é assim que este jornal faz o retrato da Grécia “privatizações suspensas, salário mínimo aumentado e um New Deal europeu no horizonte”.

Já o “Diário Económico” escreve que “depositantes e mercados castigam desafio da Grécia à Europa”, adiantando que a “fuga de depósitos dos bancos gregos acelera para recordes, banca perde 40% da cotação bolsista em três dias e juros da dívida têm fortes subidas”.

A situação na Grécia está também em destaque no “The Times”, referindo que a “Grécia ameaça com o veto às sanções da União Europeia à Rússia”. Adianta o jornal que “é provável que o novo Governo grego tente pressionar no sentido de uma mudança da política europeia face à Rússia”.
A ameaça do Primeiro-ministro grego poderá, segundo o jornal “ser concretizada na reunião de ministros dos Negócios Estrageiros que vai decorrer hoje em Bruxelas e que se prevê possa a vir reforçar as sanções contra a Rússia, na sequência dos confrontos no leste da Ucrânia”. Um tema que é também noticia na BBC News, referindo que “os ministros dos negócios estrangeiros da União Europeia vão encontrar-se para discutir novas sanções contra a Rússia, um encontro que foi marcado depois de os rebeldes pró-russos terem, no último fim-de-semana, atacado o porto de Mariopol”.

Sobre o terrorismo na Europa escreve hoje o “Diário de Notícias”. Este jornal dá conta na primeira página que a “Europa quer controlar até o que comemos no avião e Espanha propõe o regresso à vigilância das fronteiras”.

Já o “The Guardian” refere que “a Europa quer passar uma lei que permita a recolha de dados dos passageiros que viajam de avião”.

Adianta este jornal que “o comissário europeu da Justiça e Administração Interna foi mandatado para refazer a legislação de contraterrorismo, depois dos últimos atentados terroristas na Europa”. O comissário explicou que a recolha de Informação “não irá colidir com a salvaguarda dos direitos e liberdades na Europa”.

Já o francês “Le Figaro” escreve sobre a “situação nas prisões da Bulgária, que junta condições desumanas, maus tratos e tortura”. Pouco melhorou desde a queda do regime comunista, é o que revela um relatório publicado pelo Conselho da Europa.