Emissão Renascença | Ouvir Online

Revista de Imprensa Europeia

Instabilidade política na Grécia ocupa jornais

29 dez, 2014 • Manuela Pires

As eleições na Grécia são o tema principal nos jornais desta segunda-feira.

O espanhol "El País" dá conta da preocupação da Comissão Europeia. Bruxelas tem medo que a instabilidade política arruíne o crescimento económico ainda muito débil. O "Jornal de Negócios" diz que os investidores estão atentos às eleições na Grécia.

Outro tema nos jornais: a Ucrânia. O ministro russo dos Negócios Estrangeiros Sergei Lavrov diz que há uma forte possibilidade de a crise na Ucrânia estar resolvida no próximo ano. Citado pela Reuters, Sergei Lavrov avisa que os ucranianos devem mostrar que estão empenhados em acabar com o conflito.

A agencia de notícias russa dá conta das declarações do Presidente austríaco, Heinz Fischer, acredita que as sanções económicas á Rússia não fazem sentido.

Numa altura em que a União Europeia estuda novas sanções, o Presidente da Áustria garante que aumentar as sanções é um passo perigoso até porque, para Fischer, a economia russa é robusta e consegue aguentar durante muito tempo estas sanções económicas.

O jornal "online" EU Observer publica declarações do presidente da Comissão Europeia a um jornal holandês. Jean-Claude Juncker apela aos partidos tradicionais para não tentarem imitar os eurocépticos e defenderem a integração na Europa. Estas declarações foram feitas numa altura em que o partido anti-Europa de Geert Wilders lidera as sondagens.