Tempo
|

E agora Sr. Barroso?

31 out, 2014

Este é o último dia oficial de trabalho para Durão Barroso no edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia. O que balanço do que fez e as perspectivas sobre o que fará a seguir são destacadas na imprensa.

Esta sexta-feira é o último dia de Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia. Numa entrevista ao “Diário de Notícias”, Durão Barroso garante que sempre ajudou ao máximo Portugal, uma ajuda que é reconhecida pelo presidente da república Cavaco Silva e também pelo Primeiro-ministro. Durão Barroso lembra que estes 10 anos não foram fáceis, com a crise económica e que mesmo assim conseguiu aguentar o barco perante desafios absolutamente fora do comum. Na hora da despedida, Durão Barroso fala também do futuro e volta a dizer que há 30 anos que está na vida política activa e que merece uma pausa, garante que num futuro de médio prazo não vai ter intervenção política activa em Portugal.

A fotografia de Durão já está na galeria dos presidentes da Comissão Europeia. O “Diário Económico” traz a imagem de Durão e Jean Claude Juncker que estiveram juntos ontem na cerimónia. O luxemburguês assume amanhã a presidência da Comissão Europeia. 

O “Diário Económico” diz que os primeiros 100 dias da nova Comissão vão ser “um teste de fogo” aos novos líderes de Bruxelas. Jean Claude Juncker prometeu apresentar até ao Natal o programa de investimento de 300 mil milhões de euros. A nova Comissão vai ter de tomar posição sobre os orçamentos dos Estados-membros, lançar a união energética, tentar lidar com o crescente eurocepticismo que cresce no Reino Unido e resolver questões relacionadas com as políticas migratórias. Esse é, aliás, um tema que está esta manhã no “El Pais”. O jornal espanhol conta que a Comissão Europeia duvida da legalidade da actuação da Guardia Civil para travar os imigrantes que chegam a Melilla.

A comissária europeia do Interior escreveu uma carta ao ministro espanhol do Interior a dar conta da preocupação com o que aconteceu na fronteira a 15 de Outubro, quando um polícia agrediu um dos imigrantes que estava a tentar saltar a vedação. A Comissão avisa que esta prática constitui uma violação das leis da União Europeia.

O britânico “The Guardian” fala no acordo assinado entre a Rússia, a União Europeia e a Ucrânia que vai garantir o fornecimento de gás natural russo à Ucrânia para o Inverno. O acordo foi alcançado depois de vários meses de adiamentos por causa do conflito na Ucrânia. Durão Barroso participou na cerimónia e garantiu que não há motivo para os europeus passarem frio neste Inverno.