Tempo
|

UE condena eleições sírias e campanha para as Europeias arranca

23 abr, 2014 • Anabela Góis

O arranque da campanha para as Eleições Europeias e as divergências entre Barroso e van Rompuy sobre o processo de nomeação do novo Presidente da Comissão estão em destaque. Bruxelas condena, entretanto, que haja eleições em tempo de guerra na Síria. 

A União Europeia juntou-se aos líderes mundiais que condenam a marcação de eleições presidenciais na Síria para 3 de Junho, numa altura em que o país ainda está em guerra. O Daily Star escreve que a Chefe da Diplomacia dos 28 considera que “o acto eleitoral não vai ser credível e lamenta profundamente a decisão das autoridades sírias”.

O Diário Económico diz que o Governo português está a tentar limpar a imagem de um programa cautelar. Com os chefes de missão da Comissão Europeia, do BCE e do FMI em Lisboa para a última avaliação, o executivo de Pedro Passos Coelho tem-se esforçado por desdramatizar a estratégia de saída do programa de ajustamento.

Na sua edição de hoje, o The Wall Street Journal dá grande espaço a um problema que a União Europeia tarda em resolver: a questão dos ciganos e da pobreza que surge ligada a este povo nómada.

Do outro lado do Atlântico, no San Francisco Chronicle, o destaque vai para o início da campanha para as Eleições Europeias no Reino Unido. Diz este jornal que o Independence Party escolheu para tema central a luta contra os imigrantes e alega que os estrangeiros – mesmo cidadãos de outros Estados-membros da União Europeia – vão ocupar os empregos que deveriam ser dos ingleses.

Depois das eleições para o Parlamento Europeu, será escolhido o nome do próximo presidente da Comissão Europeia. O site Eurasia Review dá conta das divergências entre os actuais líderes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Conselho Europeu, van Rompuy, sobre o processo de nomeação do novo Presidente.

No Reino Unido, o The Guardian escreve que “França e Alemanha devem reconstruir a sua relação, para bem da União Europeia”. É um título que resume as ideias de dois antigos Chefes de Estado daqueles dois países, num debate para assinalar os 20 anos do início do sistema monetário europeu.

Na Rádio Praga, destaque para um estudo que conclui que a adesão da República Checa à União Europeia teve um impacto positivo nas exportações do país. Em 10 anos, as vendas para o exterior mais do que duplicaram.

É uma descoberta europeia que pode pôr fim ao sofrimento de milhões de pessoas, sobretudo mulheres. O britânico The Times dá conta de um novo medicamento – já em testes – que previne as enxaquecas e reduz a intensidade das crises.