Emissão Renascença | Ouvir Online

Europa sem acordo para distribuição de migrantes do Mediterrâneo

20 jul, 2015

Os cerca de 40 mil migrantes que serão realojados em vários estados da União Europeia terão de esperar pelo menos até Dezembro por novidades.

Europa sem acordo para distribuição de migrantes do Mediterrâneo
Os 28 países da União Europeia continuam sem chegar a acordo sobre como distribuir os migrantes ilegais que chegam ao continente através do Mediterrâneo.

A reunião desta segunda-feira revelou-se infrutífera. Os Estados continuam a aceitar o número total de 40 mil migrantes, mas não estão de acordo sobre quantos devem ser enviados depois para cada país.

Depois de várias tragédias no Mar Mediterrâneo, com milhares de migrantes ilegais a morrer na tentativa de chegar à Europa, nomeadamente a Itália mas também Grécia, os estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo sobre as 40 mil pessoas, ficando por definir, até final de Julho, a quota que caberia a cada um.

Esse prazo fica agora adiado para outra reunião a realizar-se em Dezembro de 2015. Entretanto a esmagadora maioria dos migrantes visados continuam alojados em centros de acolhimento, em Itália e na Grécia, a aguardar o avançar do processo.