Emissão Renascença | Ouvir Online

D. José Policarpo

Papa tem papel muito grande na reconstrução do rosto da Igreja

10 mar, 2013 • Aura Miguel e Joana Beleza, em Roma

Cardeal Patriarca presidiu a missa em Roma este domingo. Só volta a falar depois de eleito o sucessor de Pedro.

Papa tem papel muito grande na reconstrução do rosto da Igreja
O cardeal-patriarca de Lisboa disse hoje na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, que o futuro Papa deve ter um papel fundamental na "reconstrução do rosto da Igreja". D. José Policarpo afirmou também que a Igreja Católica deve ser "cada vez mais a casa da conversão e do perdão" e convidou todos os portugueses a uma semana de oração profunda.

O futuro Papa tem um papel muito grande na reconstrução do rosto da Igreja, diz D. José Policarpo que este domingo presidiu a uma missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma.

A maior dimensão da Igreja para o futuro é que ela seja a casa do perdão e da misericórdia, como a casa de um pai sempre disposto a acolher. O Cardeal Patriarca de Lisboa fez votos para que o futuro Papa seja esses braços abertos de um pai que acolhe.

D. José Policarpo pediu para rezarmos para que a Igreja seja a casa onde se quer sempre regressar. A Igreja tem, por isso, de ser uma casa de amor, fraternidade, esperança.

Segundo D. José Policarpo, o futuro Papa terá um papel na reconstrução do rosto da Igreja e que a firmeza da rocha de Pedro só pode ser a firmeza do amor.

Numa igreja cheia de portugueses e vários órgãos de comunicação social, o Patriarca de Lisboa recusou prestar mais declarações. Agora só falará depois do Conclave eleger o novo Papa.

O Conclave começa terça-feira com 115 Cardeais eleitores.