Tempo
|

"Papa africano seria grande sinal para a Igreja e o mundo"

08 mar, 2013 • Domingos Pinto

Bispo da diocese guineense de Bafatá considera que o próximo Papa tem de estar atento às questões sociais e dar testemunho cristão.

"Papa africano seria grande sinal para a Igreja e o mundo"

A eleição de um Papa africano "seria um grande sinal para a Igreja e para o mundo", afirma o bispo da diocese guineense de Bafatá, D. Pedro Zilli, em entrevista à Renascença.

Os africanos iam fazer uma "grande festa", mas seja qual for a origem do sucessor de Bento XVI, vão recebê-lo "como o nosso Papa, como o homem de Deus, como o Pedro entre nós", salienta D. Pedro Zilli.

Na opinião do prelado, o próximo Papa tem de estar atento às questões sociais e ao primeiro anúncio do Evangelho: dar testemunho cristão num continente africano bastante dilacerado por guerras e pela pobreza. D. Pedro Zilli dá conta de uma Igreja pujante em África, com um aumento dos padres e irmãs, num contexto de "muitas dificuldades" económicas  e do perigo do regresso a certos  rituais tradicionais.

Sobre a resignação de Bento XVI, o bispo da diocese guineense de Bafatá considera-a um acto de “profunda humildade”, que aumentou a estima dos africanos em relação a este Papa.

"Igreja Católica na dianteira"
Pela Guiné-Bissau passou também Ana Avillez, uma portuguesa que iniciou em 1999 a sua experiência de voluntariado em S. Tomé e Príncipe com o GASÁfrica, um grupo ligado à Universidade Católica Portuguesa. Depois, através de outras organizações, esta professora de Inglês e Alemão abraçou outros projectos na Guiné, em Angola e Moçambique.

Em entrevista à Renascença, Ana Avillez que a Igreja Católica nos países africanos que falam Português "tem um lugar de dianteira, está à frente, na tentativa de resolver os problemas concretos das comunidades".

A Igreja contribuiu para a "formação humana e profissional", através das escolas geridas por missões católicas, e também tem um papel importante na garantia de cuidados de saúde, afirma Ana Avillez, que actualmente se encontra em Moçambique.